quarta-feira, 4 de maio de 2011

Barcelona X Real Madrid: minissérie em quatro capítulos (último capítulo)

O quarto, e último, confronto entre Barcelona e Real Madrid chega carregado de tensão.

Principalmente por conta das críticas de José Mourinho à arbitragem que, segundo ele, recorrentemente favorece ao Barcelona.

Além disso, o resultado na partida anterior colocou o Barça como franco favorito à classificação para a grande final da Liga dos Campeões. Os 2 a 0 na casa do adversário deram ao time catalão a possibilidade de um jogo mais tranquilo no Camp Nou. E ao Real, era tudo ou nada!



O último confronto da série


Para este jogo o Real não contou com Sergio Ramos e Pepe, suspensos, e Khedira, machucado. A surpresa na escalação ficou por conta de Kaká e Higuaín, ambos retornando ao time titular após longo período de afastamento.

O Barça teve o retorno de Iniesta, após lesão. E como faz diferença!

É natural que, no início, o Real tente sufocar o Barcelona no campo de defesa, buscando logo o primeiro gol. Um gol antes dos primeiros 15 minutos de jogo mudaria toda a história do confronto.

Mas o gol não saiu, e a partir daí o Barça conseguiu retomar a posse de bola e criar chances de gol.

Na volta para o segundo tempo, mal deu tempo para respirar. Logo no início o Real marcou com Higuaín, mas o árbitro anulou erradamente. Pronto, agora é que o Mourinho tem um chilique.

Aliás, Mourinho que inaugurou uma nova categoria de treinador. O "treinador à distância"! Suspenso pela expulsão no jogo passado e reticente em aparecer no Camp Nou, Mourinho ficou no hotel durante o jogo. Ainda não se sabe se ele entrava em contato com Karanka, seu auxiliar, no momento da partida, mas de qualquer forma é esquisitíssimo.

Voltando ao que interessa, logo após o gol anulado foi o Barça que abriu o placar. Passe monumental de Iniesta que encontrou Pedro de frente para Casillas. Gol!

Pedro, recém-saído de contusão, não vinha bem. O gol foi importante para que ele readquira a confiança em si próprio.

Dez minutos depois, o Real empata. Di Maria passa fácil por Mascherano e chuta na trave, a bola volta no seu pé e ele rola pro lado, Marcelo arremata pro gol.

Só um parêntese! Jogar com volante improvisado como zagueiro é dureza. O gol mal anulado já tinha sido nas costas do Mascherano, agora o gol válido é também em cima dele. Ali tava o espaço que o Real precisava, mas não usou o suficiente.

Daí em diante o Barcelona fez o que mais sabe. Tocou a bola, pacientemente, fazendo o tempo passar. Tempo que o Real não tinha.

O momento mais emocionante ficou a cargo do retorno de Abidal, que retirou um tumor do fígado e comoveu a torcida ao entrar em campo depois de um mês e meio.

Final de jogo, 1 a 1 no Camp Nou. O Barcelona está na final da Liga dos Campeões.

No fim da minissérie, o Real ganhou a Copa do Rei e impediu a tríplice coroa, mas o Barça ainda tem dois títulos em disputa. Um é mais provável, o do Campeonato Espanhol, o outro, só saberemos em 28 de maio, em Wembley.

Por enquanto, a ousadia venceu! Mas a guerra continua... e continuará para sempre, entre espanhóis e catalães. Entre Real Madrid e Barcelona.


Valeu,

Bruno Porpetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta