sábado, 25 de dezembro de 2010

A ignorância da CBF e da Seleção

No dia 29 de março comemoramos (sim, isso é motivo de comemoração) 50 anos da conquista da Copa de 58, na Suécia, contra a Suécia, com uma exibição maravilhosa e uma convincente vitória por 5 x 2, com dois de Pelé, dois de Vavá e um de Zagallo.

Amanhã, três dias antes do aniversário desse feito maravilhoso, a Seleção, que já foi brasileira, mas hoje é da CBF, jogará um amistoso em Londres, no Emirates Stadium, campo do Arsenal, justamente contra a Suécia.

Excelente oportunidade para comemorarmos a conquista de 58, quem sabe até aplicando outra goleada! Nada disso!

A CBF afirma categoricamente que o jogo não tem nada de comemorativo, e que as ditas lembranças serão feitas no Brasil e no momento certo.

Pior do que isso, os jogadores da atual Seleção nada sabem sobre a conquista de 58. Só lembram do título burocrático de 94, com pitadas da genialidade de Romário.

Talvez, daqui a 50 anos, os jogadores da Seleção não saibam mais sequer quem é Pelé. E Zagallo estará eternizado somente na garganta dos críticos que o engoliram em 99. Vavá será somente um ex-pagodeiro famoso. Didi, um ex-humorista da Rede Globo.

E a atual Seleção é também a representação da desmemória da CBF e do futebol brasileiro. Do futebol que, de alguma forma, esqueceu de jogar futebol. Do futebol que hoje aplaude um chileno.

Da Seleção de 58 que permitia que até Feola dormisse para a Seleção atual que tira o sono de qualquer brasileiro apaixonado por futebol, e que tem saudades. Saudades de um futebol que se foi, e que a CBF e a atual Seleção fazem questão de esconder para que nunca mais seja lembrado.

Abraços,

Bruno Padron (Porpetta)

Publicado em março 25, 2008 de 12:58 pm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta