segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Decisões proteladas

Como sinceridade não faz mal a ninguém, devo admitir que pensei que hoje teríamos o campeão brasileiro. Jurava que o Corinthians seria campeão hoje. Mas não foi.

O Vasco, que não foi melhor que o Fluminense na partida, mas perdeu menos gols nas chances que teve, venceu o tricolor. E mais do que isso, demonstrou muita vontade de ser campeão.

Vontade que não faltou ao time das Laranjeiras, mas sobrou no Vasco.

Como prêmio de consolação, ficou o golaço do jogo. Fred - que pode até ter cometido falta no lance - dominou a bola no peito, e em um lindo giro, fez de voleio. Fernando Prass chegou a tocar na bola, mas ela morreu no fundo das redes.

De qualquer forma, o Vasco venceu e continua na briga.

Para o Vasco, vale o título. Para o Flamengo, a cantoria.



Pega o Flamengo, pela última rodada. Que venceu o Inter e, praticamente, garantiu sua presença na Libertadores. Porém, em se tratando de Flamengo, "praticamente" é uma palavra muito longa, e que não assegura nada.

Andei dizendo por aí, que não seria bom para nenhum dos dois, depender um do outro na última rodada.

Para o rubro-negro, basta um empate, para a vaga na Pré-Libertadores. Se quiser uma vaga direta na fase de grupos, precisa vencer, além de torcer por uma derrota do Fluminense contra o Botafogo. Não dá pra saber o que esperar do Botafogo em um clássico, no momento que o time passa atualmente.

Creio que gana de vencer, não vá faltar ao Botafogo. Mas anda faltando muita bola.

Ao Vasco, só interessa a vitória. Para o título, não existe outro resultado possível. Joga sem Juninho e Allan, suspensos, embora o primeiro faça bem mais falta ao time. Fica sobre Felipe a responsabilidade de comandar a equipe, e Diego Souza precisará aparecer um pouco mais.

Convenhamos, estar seis vezes em posição de impedimento, em um jogo desta importância, é de uma inexplicável desatenção, por parte do camisa 10 do Vasco. Apesar de uma linda jogada dele pela esquerda, que Alecsandro desperdiçou.

Coritiba, Internacional e Figueirense estão empatados em 57 pontos.

Ao Coritiba, basta ter o mesmo resultado dos outros dois, para a vaga na Pré-Libertadores. Pelo número de vitórias, leva vantagem no desempate.

O Colorado se põe à frente do Figueirense pelo saldo de gols. Mas os três enfrentam clássicos regionais.

Em Curitiba, mais precisamente na Arena da Baixada, o Atlético-PR possui alguma chance de se manter na elite. Menor que as dos demais concorrentes, mas ainda existe. Nada melhor que, em um Atle-Tiba, safar-se do descenso, além de impedir a classificação do rival para a Libertadores. Isso tudo estará em campo.

Quem acredita?



No Gre-nal, não se disputa somente a vida, de um ou de outro, em uma competição nacional. Eles disputam  também o Gauchão, e isso pode pesar, mesmo que o jogo seja no Beira-Rio. Para o Grêmio, não valeria nada para o campeonato, mas vale para a saborosa cuia de chimarrão da segunda-feira pela manhã.

Pausa para a decisão do campeonato estadual.



O Figueirense, em tese, possui o caminho mais fácil. Enfrenta um time de qualidade bastante inferior, já rebaixado, mas é bom lembrar que, no turno, o Avaí o venceu, no Orlando Scarpelli, por 2 a 1. Uma despedida honrosa diante de sua torcida, além de melar o sonho da Libertadores para o continente de Floripa, é bastante motivador.

Além disto, o Figueira vem de duas derrotas seguidas, em casa. A última, para o Corinthians, jogou para vencer, mas perdeu. Por um mísero 1 a 0, mas fundamental para a decisão do título.

O Timão venceu, mesmo sem convencer, com participação fundamental de Alex e, mais uma vez, gol de Liédson. Manteve os dois pontos de vantagem sobre o Vasco, e só precisa de um empate contra o Palmeiras para se sagrar campeão.

Difícil é combinar isso com o Palestra. Uma vitória sobre o Corinthians, simplesmente, salva o ano alviverde.

Entre corinthianos e palmeires, é decisão de título ou questão de honra.



Depois de uma campanha pífia no segundo turno, o Palmeiras venceu dois jogos seguidos. A bola da vez foi o São Paulo, praticamente condenado à disputa da Copa do Brasil no ano que vem. O que vocês acham que o time de Felipão quer agora? Botar água no chopp corinthiano, óbvio!

Na parte de baixo da tabela, a disputa por uma vaga na segundona está, praticamente, entre Cruzeiro e Ceará. A Raposa poderia ter definido hoje, mas levou o empate, e agora vai enfrentar o Galo, que terá sonhos durante a semana, com o debut do time azul no seleto grupo de clubes grandes rebaixados.

O Cruzeiro pode estar dando adeus à primeira divisão.


Enquanto o Ceará enfrenta o Bahia, em Pituaçu. Relaxado por escapar do rebaixamento, pode pensar na Sulamericana, mas já ganhou seu presente de Natal, vendo o Vitória, por mais um ano, na divisão inferior.

O Cruzeiro tem leve favoritismo ao descenso, mas joga diante de sua torcida, e só da sua torcida. Devido ao atestado de incompetência concedido ao governo de Minas Gerais, quem tem o mando, tem tudo. Nenhum torcedor do Galo entrará na Arena do Jacaré!

Diante de tudo isto, coloco meus palpites.

Campeão: Corinthians

Para as duas vagas restantes à Libertadores: Flamengo e Coritiba.

Quem resta descer: Cruzeiro e Atlético-PR.

Embora admita que pode se tornar uma bobagem, daqui a uma semana.


Valeu,

Bruno Porpetta








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta