terça-feira, 8 de novembro de 2011

Aos 94, com corpinho de 19...

A Revolução Russa é o fato histórico mais relevante do século XX. Sem dúvida alguma!

Se pensarmos nas duas grandes guerras mundiais, não podemos desprezar sua relevância do ponto de vista histórico. Mas nenhuma delas partiu do povo. Nenhuma originou-se da enorme massa de oprimidos. Pelo contrário, trucidou-os.

A Rússia, em 1917, era um país atrasado em relação ao restante da Europa, com 1,5% de seus trabalhadores nas indústrias. O restante, nos campos.

Com atuação decisiva dos comunistas, apoiados, inicialmente, pelos sovietes operários, aos quais se somaram os camponeses, dentre outros setores, a Revolução soterrou o czarismo e seus exércitos oficiais. Do lado dos revolucionários, somente (muita) gente disposta a ter uma vida melhor, sob a insígnia de "Pão, paz e terra!".

E a vontade derrotou o Estado! Tomou-lhe o poder das mãos! E seguiu em frente.



Do filme Oktober, de Sergei Eisenstein, um gênio do cinema russo


A Revolução Russa é uma grande vitória do povo trabalhador, que criou as condições políticas necessárias para que outras acontecessem. No Leste Europeu, na China, em Cuba.

As ideias que inspiraram-na, mesmo que posteriormente distorcidas por um capitalismo de Estado praticado por Stalin e seus seguidores, continuam vivas.

Mais atuais do que nunca, em tempos onde o capitalismo revela seu fracasso enquanto projeto de organização da sociedade a cada dia, em cada continente, em cada país.

A Revolução que transformou a Rússia, de um país rural a uma grande potência mundial, mesmo com suas contradições, é o levante popular mais exitoso da história.

Por tudo isso, a Revolução chega aos 94 anos, mas com corpinho de 19.

E outros outubros hão de vir...


Valeu,

Bruno Porpetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta