domingo, 20 de novembro de 2011

Futurologia de ocasião

O Campeonato Brasileiro chegou à sua reta final. Mas final, final mesmo.

Dizem que a tal reta final são as últimas 10 rodadas, mas há oito rodadas atrás, não era possível afirmar nada. Agora já dá pra tirar algumas conclusões. Ao menos, impressões menos abstratas.

Com duas das quatro vagas de classificação para a segunda divisão do ano que vem definidas, só restam duas para seis clubes. O Palmeiras, que rolou barranco abaixo no returno, com uma vitória, depois de nove jogos sem êxito, enterrou qualquer possibilidade de queda. Diante disso temos os três Atléticos - Mineiro, Goianiense e Paranaense - Bahia, Cruzeiro e Ceará.



O time de Goiânia, depende apenas de um simples empate em dois jogos. Enfrenta o desinteressado Grêmio (fora) e o já rebaixado América-MG (casa). Livrar-se do rebaixamento é uma questão de veredito, só falta assinar.

A torcida do Galo e do Tricolor de Aço estão alertas, mas não é nada desesperador.

O Atlético-MG enfrenta o combalido, mas ainda vivo na luta por uma vaga na Libertadores, Botafogo (casa) e o clássico contra o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, mas com mando da Raposa (em Minas, só entra a torcida mandante). Já o Bahia sai para jogar contra o Santos, que a esta altura só pensa no Mundial, e encerra contra o Ceará, em Pituaçu. O caminho do Tricolor é um pouco mais tranquilo, mas os dois devem escapar.

A disputa das duas vagas deve se dar mesmo entre Cruzeiro, Ceará e Atlético-PR.

O Cruzeiro pega o Ceará, no Presidente Vargas, além do clássico mineiro. Este confronto direto é uma decisão de título para ambos, mas a camisa deve pesar, além de jogadores de maior qualidade. Uma vitória cruzeirense pode salvá-lo, desde que o Atlético-PR não vença o jogo contra o rebaixado América-MG, em Minas.

Se for pra apostar, o Cruzeiro deve se safar. Mas quem pode apostar em um time com exibições tão fracas?

A outra grande briga é pela Libertadores. Restam, igualmente, duas vagas em disputa. Por ela brigarão, em tese, seis clubes. Sendo eles o Internacional, Figueirense, Flamengo, São Paulo, Botafogo e Coritiba.



Flamengo e Inter podem se matar na próxima rodada. O jogo acontecerá em Macaé, com mando do Flamengo, mas do ponto de vista do futebol jogado, além da arrumação tática, o Inter leva certo favoritismo.

A torcida do Flamengo aguarda até hoje que seus valiosíssimos craques decidam os jogos. A dúvida é se continuarão esperando, ou se, enfim, o investimento feito no time seja, em parte, compensado. Em parte porque, pelo tamanho do investimento, o rubro-negro deveria estar mais próximo do topo da tabela. Se não arrumar, ao menos, a vaga na Libertadores, restará o título de pior custo-benefício do campeonato. O encerramento será contra o Vasco, e é saudável pensar, tanto para um quanto para o outro, que não dependam do clássico para garantir seus objetivos.

O Inter, além de sair para enfrentar o Flamengo, tem Gre-Nal na última rodada. O Grêmio já está confortavelmente sem aspiração nenhuma a nada, que não seja tirar o rival da Libertadores.

Outro que vem no embalo é o São Paulo, que joga dois clássicos nas rodadas derradeiras, contra Palmeiras e Santos. E já dizia Jardel: "Clássico é clássico, e vice-versa".

O Figueirense, que vinha numa boa, agora pega o líder Corinthians, no Orlando Scarpelli, além do clássico estadual com o Avaí. O primeiro vem babando pelo título, o segundo, sem maiores compromissos, só quer babar a Libertadores do rival. Se complicou com a derrota, em casa, para o Fluminense.

O Botafogo vem cambaleando e tem, além do clássico na última rodada, enfrenta fora alguém disposto a não cair, e que tem jogado pra isso. O clube da estrela solitária teve a "brilhante" ideia de demitir o treinador Caio Júnior a três rodadas do final, mas não resolveu seus problemas, perdeu de novo, e agora tem que vencer os dois jogos. Não parece provável.

O Coritiba, apesar das chances matemáticas, precisa vencer o rebaixado Avaí, o que é bastante possível, e depois o Atlético-PR, na Arena da Baixada, além de uma combinação de resultados. Rebaixado ou não, o clássico será uma parada duríssima. A Libertadores, no momento, parece um sonho.

A disputa menos movimentada é a do título.



Matematicamente, três times têm chances. Pragmaticamente, apenas dois.

Vasco e Fluminense se matam na próxima rodada, e o Corinthians pode se sagrar campeão já na semana que vem. Basta vencer o Figueirense, e torcer contra o Vasco.

Enquanto os tricolores ainda precisam de um tropeço corinthiano, além de vencer o clássico, ao Vasco restou a vitória como única alternativa. Seria a única maneira de protelar a decisão do título para a última rodada, e aí decidirá contra o Flamengo.

O Corinthians encerra contra o Palmeiras, que o derrotou no turno. Não parece que dará tanto mole desta vez.

Resumindo: o Corinthians está com uma mão na taça. Se vai colocar a outra, nem Deus sabe.

Mesmo com linhas mais definidas, este campeonato primou pela esquizofrenia na tabela. Se precisar botar dinheiro em tudo o que está escrito aqui, tô fora!


Valeu,

Bruno Porpetta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta