sábado, 12 de novembro de 2011

Basta ser inteligente

O anúncio da renovação contratual de Neymar com o Santos, não pode ser analisada somente pela importância da manutenção dos nossos craques por aqui, menos ainda pelo vultuoso salário percebido pelo craque alvinegro praiano.

O presidente do Santos FC, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, se destaca no mar de dirigentes que temos no futebol brasileiro, por algo raro neste meio. Não é nada muito especial, ele só é inteligente.

Há de se ter flexibilidade com os craques


O Peixe não está entre as cinco maiores torcidas do pais, não recebe as maiores fatias da grana dos direitos de transmissão, mas consegue se colocar no cenário, onde impera a audiência e o consumo, entre os favoritos da mídia.

Diferentemente dos demais clubes, que fazem contratações bombásticas, privilegiando o marketing do clube, mas que podem dar certo no campo, o Santos não compra ninguém, mas tem o maior craque, e ídolo, do Brasil na atualidade.

Neymar, também, é um grande negócio


Mas não só isso. Montou o melhor time do Brasil na temporada, sem gastar rios de dinheiro.

Contratou até, em algumas situações, jogadores desvalorizados em seus clubes. Mas a lógica do marketing do Santos, não está em seus jogadores, apesar do craque Neymar. Está no futebol jogado.

O Santos nos vende o bom futebol. E para quem andava com saudades disso, tá aí uma grande jogada de marketing!    

E assim vemos torcedores, de vários clubes, torcendo contra ou a favor, assistindo aos jogos do Santos. Aos jogos de Neymar. Aos jogos daquele time, que ainda será recheado com a volta de Paulo Henrique Ganso.

Se Ganso retornar bem, para o Mundial Interclubes, o Santos é sério candidato a aprontar uma surpresa para cima do Barcelona. Surpresa, obviamente, porque o Barcelona é amplo favorito.

Ganso: uma incógnita


E mesmo que perca, o Santos fará um grande jogo contra o Barcelona. O mais aguardado do ano!

Com certeza, um bom negócio.

Não se trata de dar, a um dirigente, uma importância maior do que ele tem. Mas sim, que apesar de ser um dirigente, sujeito a paixões, e um empresário, ou seja, com objetivos claros como os que caracterizam essa condição, o lucro, ele é diferenciado com relação à média dos dirigentes de outros clubes.

Suas mazelas passam, necessariamente, por um bom acordo com o todo-poderoso da máfia do futebol brasileiro, Ricardo Teixeira.

Mas é inegável que o proposto por ele, um futebol de excelência, em meio a escassez de recursos é, no mínimo, bastante interessante.


Valeu,

Bruno Porpetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta