sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Adeus ano velho, feliz ano novo!

É hora de dar adeus ao ano de 2011!

O primeiro ano da primeira mulher Presidenta da República na história do Brasil.

O governo de Dilma Rousseff, em termos de noticiário, não difere muito de todos os homens que a antecederam. Com exceção feita à forma com que tratou os casos de corrupção em seu governo.

Todos os ministros envolvidos em algum escândalo, comprovado ou não, caíram. No fim das contas, acaba-se, subliminarmente, premiando Nelson Jobim, o ultraconservador da Defesa que foi o único que saiu por divergências com o Planalto. Em seu lugar, veio o bom Celso Amorim, em uma pasta difícil, pois tem que lidar com os caprichos dos militares (que não são poucos), além dos parcos recursos.

A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim e a mesma destinação orçamentária de sempre.


De resto, o governo atravessa mais uma crise econômica mundial, agora com epicentro na Europa, e, por via das dúvidas, antes que a marola se torne um tsunami, corta-se prioritariamente os gastos sociais, e preserva-se o que o "Deus-mercado" achar que deve. Afinal de contas, "Ele" continua ditando as regras por aqui.

E por falar em Deus, o kit anti-homofobia recomendado pelo Ministério da Educação, foi duramente repreendido pela bancada que fala em nome Dele e, para garantir a tal governabilidade, vetado pela Presidenta.

Ou seja, tudo como d'antes no quartel de Abrantes.

Já no futebol, teremos Copa do Mundo em 2014, mas nossos preparativos andam a passos de tartaruga com relação aos estádios, mas a passos largos para o enriquecimento da cartolagem e o desalojamento de comunidades por onde o "bonde da especulação sem freio" quer passar.

Dentro dos campos, Ronaldinho Gaúcho foi a grande contratação do ano. O saldo dela? Um manjado título carioca para o Flamengo.

Leia mais:

http://porpetta.blogspot.com/2011/06/o-esporadico-ronaldinho.html

http://porpetta.blogspot.com/2011/05/no-rio-o-bonde-atropela-o-trem.html

http://porpetta.blogspot.com/2011/04/vergonha-rubronegra.html


A redenção foi a do Corinthians que, iniciou o ano sendo vergonhosamente eliminado pelo Deportes Tolima, na fase preliminar da Libertadores, e acabou campeão brasileiro.

Houveram duas promessas não cumpridas. A primeira foi o Cruzeiro, que passou de time arrebatador da fase de grupos da Libertadores ao quase descenso no Brasileirão. A outra foi o tal jogo do século entre Santos e Barcelona, do qual o time da Vila se ausentou e o Barça jogou sozinho.

Leia mais:

http://porpetta.blogspot.com/2011/12/quase-um-wo.html

No fim das contas, o melhor jogo do ano acabou sendo Santos 4 x 5 Flamengo, na Vila Belmiro.

Leia mais:

http://porpetta.blogspot.com/2011/07/o-melhor-jogo-do-brasileirao-2011.html

Encerrado o ano, fica a expectativa (eterna, diga-se de passagem) de melhores dias para o próximo ano.

Seja na política, ou no futebol, as coisas não caminham para um futuro melhor. Portanto, que no próximo ano, melhore nossa disposição de combater os desmandos de todos eles. E haja luta pela frente!

Feliz ano novo a tod@s! Que 2012 seja o ano em que marcamos uma virada em nossas vidas! Tanto pessoal, quanto "pública".

Até o ano que vem!


Valeu,

Bruno Porpetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta