quarta-feira, 27 de julho de 2011

O melhor jogo do Brasileirão 2011?

Gente, numa boa.

O que foi isso que aconteceu em 27 de julho de 2011?

Sim, é pra anotar a data!

Este jogo entre Santos e Flamengo, na Vila Belmiro, independente do resultado, foi um épico! Uma das maiores partidas da história do futebol brasileiro e, de antemão, sem pestanejar, o melhor jogo deste Brasileirão. E de todos os outros!

Foi um jogaço para deixar as torcidas enfartando, chorando, dando risada, gritando, ... O que foi aquilo?

A expectativa era de jogo de Fifa Soccer.



Neymar, se eu fosse você escolhia o Ronaldinho...


Com Neymar, Ganso e Elano pelo lado do Peixe, além da estreia de Ibson que, para sua sorte, não fez gol.

Do lado rubronegro, Ronaldinho, Thiago Neves e um espetacular Willians que, mais uma vez, foi um monstro.

Antes que as luzes dos refletores sequer fritassem ovos, o Santos já tinha feito dois gols. Borges, escondido entre tantas estrelas, de repente apareceu e marcou ambos. E aí veio Neymar, que jogou muito durante quase toda a partida, e fez um golaço daqueles que fazem chorar quem ama esse negócio barulhento chamado futebol.

Quando a torcida do Flamengo já preparava sua desolação diante de goleada tão humilhante, em falha do goleiro Rafael, Ronaldinho diminui. O coração rubronegro não desiste nunca, e se anima.

Thiago Neves marca o segundo, e esse tal coração rubronegro fica aceso em alta luminosidade. Até o árbitro marcar pênalti em Neymar.

Abre-se um parêntese aí. Elano, que jogou aqui na janela de casa o último pênalti que bateu, foi cobrar com cavadinha. Após ver o goleiro Felipe fazer embaixadinhas na pequena área, se pergunta se vale a pena continuar tentando.

O Flamengo ganhou ainda mais moral, e empatou o jogo no fim do primeiro tempo com Deivid, que perdeu um dos gols mais fáceis da sua vida, da minha e de toda a população chinesa.

A esta altura, o tal coração rubronegro batia a 470 por minuto!

E o resultado no primeiro tempo foi justo, porque mesmo quando um dos times disparava a fazer gols, o outro jogava bem. Já era um jogaço!

Começou a segunda etapa, e o Santos voltou melhor. E logo aos cinco minutos, Neymar guardou mais um.

É bom colocar outro parêntese. Até o quarto gol do Santos, Neymar fazia uma partida para colocar seu nome no Olimpo do futebol, onde seria servido por vários deuses com bandejas cheias de uvas, queijos e vinho. Porém, deslumbrou-se com o cenário.

Ao mesmo tempo, Willians chegava junto na marcação e, diante das brincadeiras de Neymar, acabava com qualquer possibilidade de diversão do atacante.

Mais adiante, Ronaldinho mostra que, além de não ser da Vila, também não era menino. Uma simples cobrança de falta próxima à área, se tornou uma ode à malandragem. A barreira pulou, a bola não. E a redonda entrou como em uma tacada de sinuca do Ruy Chapéu!

O que dizer de um gol onde o autor sai dando risada?

Daí pra frente, o Santos sentiu.

Apesar de buscar o gol, o time alvinegro sofria com constantes contra-ataques rubronegros. E foi desse jeito que o Flamengo conseguiu o que parecia impossível até os 35 do primeiro tempo. Virou o jogo! Mais um deste gênio chamado Ronaldinho, que fez o Ronaldinho do Barcelona sentir até uma ponta de inveja.

Outro parêntese! Para um jogaço desses, por que a Comissão de Arbitragem da dona CBF escolhe um árbitro tão fraquinho? Todo mundo apitou o jogo, menos ele.

Quando o jogo acabou, só se ouvia o cantinho rubronegro da casa de Pelé cantando!

Foi alucinante! Que me desculpem os outros grandes jogos que já assisti na vida, mas tenho a impressão que este foi o melhor de todos!

As duas equipes protagonizaram um espetáculo maravilhoso, de fazer europeus se ajoelharem e pedirem perdão por ousar dizer que jogam futebol nos seus países.

A nota triste? Finalmente, a Rede Globo percebeu que vivemos em um país racista.





Enquanto jogadores do Flamengo se aqueciam à beira do gramado e em frente aos camarotes VIP (Very Inconvenient Person), alguns idiotas gritavam ofensas racistas à Diego Maurício. E o Eric Faria, repórter da Globo, viu e alertou na transmissão. Nada além disso, para não desfazer a democracia racial que a própria emissora teima em afirmar que existe.

Mas longe de mim dizer que este é um comportamento da torcida santista. Imbecis como esses estão em todas as torcidas, com ou sem os mitos da Globo.

Dentro de campo, nada disso influenciou. O jogo é daqueles que vão ter DVD, livro, conto, poesia e conversas eternas sobre o dia 27 de julho de 2011.

No jogo de Fifa Soccer, a garotada do Peixe foi jogar videogame em casa.

O Santos é o atual campeão da Libertadores, e "o Flamengo é o Flamengo"!

Isso diz tudo... ou não?


Valeu,

Bruno Porpetta


Um comentário:

  1. Sua descrição foi simplesmente sublime. Obrigado por toda sua poética que me fez sentir arrepios só de lembrar do jogo. o/

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta