terça-feira, 12 de julho de 2011

La cancha de nuestra America

A Copa América é a Copa do Mundo sem a Europa!


Nossos heróis sulamericanos, poeticamente descrevem nosso continente...



Contrariando os que dizem o contrário - que a Eurocopa é a Copa sem Brasil, Argentina e Uruguai - a competição de seleções do nosso continente é a Copa do nosso mundo. Da nossa América do Sul.

... cansado de tanta injustiça, de tanta exploração...


Tudo bem que, desde 1993, fomos invadidos por México, Costa Rica, Honduras, Estados Unidos e Japão. Tudo bem que os três primeiros são irmãos latinoamericanos, tão açoitados pela história quanto nós, mas os outros dois são somente frutos das negociatas de Nicolas Leóz. Pior ainda o convite feito, duas vezes, à Espanha, nosso algoz dos tempos "abertamente" coloniais.

E se na atual edição vem faltando futebol - que só estreou ontem na competição, no jogo da Argentina - nos salta aos olhos a alegria dos torcedores sulamericanos.



... e através do futebol, se solidarizam...


São festas lindas nos estádios. Os gritos das torcidas, as bandas que não param de tocar, o amor do nosso continente pelo futebol.

Cada torcida, cada grito, cada música representa ali a cultura de povos tão explorados quanto o brasileiro. Ou até mais! Mas, de qualquer forma, igualmente vitimizados pela miséria que nos deixaram os europeus.

... com músicas, livros e uma paixão inenarrável...


Hoje, esses povos se encontram pelo futebol. Cada um com sua rivalidade especial. Cada um com sua história, mas com alguma coisa em comum: o sonho de uma América livre, unida e sem miséria.

... pelo continente que ainda sonha ser livre!


Valeu,

Bruno Porpetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta