quinta-feira, 12 de julho de 2012

O peso da camisa verde

O Palmeiras era o patinho feio da Copa do Brasil.

Quando todos falavam do São Paulo, do Grêmio, do Atlético-MG,... o Palmeiras veio quieto, sem alarde, com um time limitado, de jogadas manjadas e com suas corriqueiras crises.

Mas tem uma coisa que os "burrocratas" não sonham em imaginar: o peso que uma camisa de time grande tem.



E o Palmeiras, por maior que seja o jejum, por pior que sejam as trapalhadas de sua diretoria (seja ela qual for), por mais limitado que seja o time, por maior a retranca, por isso, por aquilo, por tudo, é o Palmeiras.

O Palmeiras da teimosia e inteligência de Felipão, da segurança de Henrique, da inventividade providencial e escassa de Valdívia, dos gols esparsos de Barcos, das bolas paradas de Marcos Assunção e dos jovens operários agredidos, vaiados, esculachados pela torcida.

E fundamentalmente, o Palmeiras de sua torcida!

A torcida que canta e vibra, o fez como há muito não fazia. Apoiou incondicionalmente o time, por maiores as limitações que tinha. Comprou a ideia do impossível, e tornou tudo isso possível.

Por mais sacana que isto possa parecer, é preciso reconhecer similaridades entre os títulos de Corinthians, na semana passada, e Palmeiras.

Os dois venceram, fundamentalmente, com a defesa. Depois do Chelsea, acabaram conformando uma tendência neste ano.

A participação das torcidas foi decisiva. Ninguém pressionou as equipes. Pelo contrário, levaram o time.

Ambos tinham uma situação de pressão muito grande sobre si. O Corinthians ainda era "virgem" em Libertadores, e o Palmeiras estava há quatro anos sem títulos, e sem muita perspectiva pela frente.

E contra todos os prognósticos, o Palmeiras botou a camisa pra jogar, e venceu!

O Palmeiras provou que a camisa tem o peso de um time grande. Sempre grande!


Valeu,

Bruno Porpetta


P.S.: Para os que gostam de coincidências "a la Galvão", da outra vez que o Palmeiras venceu a Copa do Brasil, levou a Libertadores no ano seguinte.


2 comentários:

  1. Grande Porpeta
    Embora corinthiano, não torci contra o palemeiras, nem a favor. Louvo o Corinthians e também de futebol. Mas não tenho dúvida do mérito do único rival do timão, fizeram por merecer e coloca o futebol paulista tb no seu patamar mais gostoso: Um grande derby em o que vale mais é o peso de nossas partidas. Parabéns porcada e vai corinthians...

    ResponderExcluir
  2. Além disso, os dois últimos campeões da Libertadores se classificaram para após serem campeões da Copa do Brasil.

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta