domingo, 8 de julho de 2012

Como há 100 anos...

No dia 7 de julho de 1912, após o rompimento do primeiro time do Fluminense com o clube, que culminou com a formação do departamento de futebol do Flamengo, jogou-se o primeiro Fla-Flu. O primeiro de uma história que acaba de completar 100 anos.



Vários ídolos se forjaram no clássico, alguns se consagraram, mas ninguém conseguiu exprimir tão bem o que é um Fla-Flu como Nelson Rodrigues.

Justo ele, que nunca disputou um Fla-Flu sequer, embora sua presença seja constante em todos, mesmo depois de sua morte.

Afinal de contas, só pela lembrança aqui, já se tem uma ideia da importância que Nelson para tornar o Fla-Flu o clássico mais charmoso do Brasil, e um dos maiores do mundo.

O primeiro Fla-Flu terminou com vitória do segundo time tricolor, diante do recém-fundado time de futebol do Flamengo, por 3 a 2.

De lá pra cá, foram 139 vitórias rubro-negras, terminaram empatados em 127 partidas, e os tricolores saíram vitoriosos por 124 vezes. Nos gols marcados, nova vantagem rubro-negra, vencendo esta longa partida de 100 anos de duração por 568 a 519.

Mas, assim como no início, o Fluminense foi quem mexeu nestes números no centenário. Venceu por 1 a 0, com gol de Fred, em partida bem mixuruca, na qual o Fluminense não foi bem, e apesar do discurso em contrário de Joel Santana, o Flamengo conseguiu ser ainda pior.

O pior sinal de que o ciclo de um treinador está encerrado em um clube, é quando ele declara na coletiva um jogo absolutamente distorcido, somente por auto-defesa.

Talvez outro elemento tenha impedido que o Flamengo chegasse, pelo menos, ao empate. O Flamengo jogou com os nomes estampados na camisa da formação que disputou o primeiro Fla-Flu.

E esta formação não vence o Fluminense... há 100 anos!


Valeu,

Bruno Porpetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta