domingo, 22 de julho de 2012

O camisa 10

Quanto mais o futebol fica veloz, e o preparo físico se sobrepõe à técnica, mais importante é o papel do camisa 10 em um time.

Hoje em dia, ele pode estar com qualquer número nas costas. Seja o 90, 87, 64, 33 ou 4.500.000. O camisa 10 não é um número às costas, é um estilo de jogo, é um personagem.



Ele é o responsável, na prática, por armar as jogadas de ataque. Fica um pouco atrás do ataque para observar a movimentação de seus atacantes e descobrir buracos na marcação adversária. Para isso, é preciso ter boa visão de jogo e um excelente passe.

Além disto, o camisa 10 é quem dita o ritmo do jogo. Para encontrar a melhor jogada de ataque, nem sempre dar mais velocidade ao jogo ajuda. Às vezes, diminuir o ritmo, segurar a bola e enfiar a bola no momento mais adequado é imprescindível.

O camisa 10 virou um artigo de luxo, em um futebol tão empobrecido de arte. Por isso, vê-los jogar é um privilégio a quem paga ingresso, e aos que não pagam também.

O motivo deste post foi a estreia de Seedorf no Botafogo.

Estádio cheio, muita expectativa, e uma boa perspectiva apesar da derrota.

Sim, camaradas! O Grêmio botou água no chope botafoguense.

Com uma marcação implacável, o time gaúcho dificultou a participação do time do Botafogo no ataque e, em especial, de Seedorf.

Mas se o holandês não pode ser efetivo, outro camisa 10 o foi.

O meia Zé Roberto, também recém-chegado ao Grêmio, fez uma belíssima partida e foi dele o passe para o gol de Marcelo Moreno, que definiu o confronto. Aliás, que passe!

Outra coisa, depois de um longo jejum, o centroavante boliviano desandou a fazer gols após a chegada de Zé Roberto. Compreensível. Quando as bolas chegam redondas, o atacante fica em melhores condições para finalizar e, consequentemente, alterar o placar.

Por essas e outras, é fundamental ter um autêntico camisa 10 no time. Os gols saem, as torcidas ficam felizes... e é tão bonito vê-los jogar!


Valeu,

Bruno Porpetta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta