segunda-feira, 16 de julho de 2012

Brincando de polícia e... doente

Não basta o "iluminado" Sergio Cabral Filho querer derrubar o IASERJ (o Hospital do Servidor Estadual do Rio de Janeiro), eliminando o único hospital geral da região central da cidade, que apesar de "exclusivo" aos servidores públicos estaduais, atende a milhares de pessoas pelo SUS. O protótipo de Führer ainda envia a Tropa de Choque da Polícia Militar, durante a madrugada, para retirar cerca de 70 pacientes internados.



O IASERJ atende a mais de 40 especialidades, e será substituído por mais uma unidade do INCA (Instituto Nacional do Câncer), do Governo Federal. O INCA merece mais uma dezena de unidades, desde que estas não sejam simples substituições de hospitais mais abrangentes que atendem a parcelas significativas da população, que não tem pra onde correr.

Os servidores do hospital ainda resistem, mas o estado do Rio de Janeiro, além do município, andam tão policialescos que se verifica um quadro alarmante de resquícios fascistas na duplinha Cabral-Paes. Não há nada em que a força policial não seja acionada, e ela não costuma ser muito elegante no trato com as pessoas.

Esta idolatria criada em torno das fardas militares é preocupante, e mais preocupante ainda é ver isto pegando na classe média, tal como pegou nas imediações do ano de 1964.

No popular, diz-se: "Errar é humano, repetir o erro é burrice!".

Ou um pouquinho mais acadêmico: "A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa." (Karl Marx)

Taí um belo exemplo onde o povão e a intelectualidade acertam na mosca!


Valeu,

Bruno Porpetta


Um comentário:

  1. Pessoal isso já estava decidido desde 2008, quando o terreno foi cedido para o Inca. O governo só estava esperando a liminar para transferir os pacientes. Será construído o maior centro de estudo do câncer do país no local.

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta