quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Os melhores do mundo

A eleição dos melhores jogadores de futebol do mundo reservou algumas peculiaridades, além das barbadas, dentre elas, Lionel Messi.



A primeira e mais importante, a eleição de melhor jogadora de futebol feminino.

Se me dissessem há 20 anos atrás que algum japonês seria um grande futebolista, chamaria a galera do Pinel na hora!

Da série, "Coisas que a FIFA inventa", a presença de Shakira é irrelevante


E não é que a melhor jogadora do mundo é japonesa? Homare Sawa foi eleita, interrompendo o que poderia ser o sexto título consecutivo de Marta.

Aí cabe uma reflexão.

Sawa é melhor que Marta? Não!

Então, por que foi eleita? Porque foi campeã do mundo! Título que Marta nunca conquistou.

Por que Marta nunca foi campeã mundial?

Leia este post, publicado à época da eliminação do Brasil na Copa do Mundo de futebol feminino, aqui no Blog. Pode ser que ajude a entender: http://porpetta.blogspot.com/2011/07/entre-aquilo-que-temos-e-o-que-queremos.html

Apesar da média feita com o título conquistado pelo Japão, serve como parâmetro para avaliar os efeitos de uma Copa do Mundo na vida de qualquer ser humano.

Outro destaque foi a eleição do gol mais bonito do ano.






Pela primeira vez, solo e times brasileiros apareceram na premiação da FIFA. Enfim, o mundo começa a existir, ainda que de forma bastante reduzida - somente ao Brasil - e claramente mercadológica.

Pudemos ver novamente Neymar inventar um drible e marcar um golaço digno de estar presente naquela festa. O zagueiro Ronaldo Angelim já deu queixa até na delegacia à procura daquela bola, e a polícia encontra dificuldades em desvendar seu paradeiro. Isso após ter passado por, pelo menos, outros quatro jogadores anteriormente.

Para além da beleza do gol, ele foi marcado em um grande jogo, que a FIFA, por entender muito pouco de futebol, não premiou como o melhor jogo do ano!

Mesmo as grandes atuações do Barcelona não o superam, por um simples motivo. Quando o Barcelona resolve jogar muito, o adversário some!

Ali, naquele Santos 4 x 5 Flamengo, na Vila Belmiro, estavam dois times inteiros jogando muito futebol. Houve muita tensão, mas muito prazer em ver aquela partida.

Devo confessar também que, como todos sabem, minha condição rubro-negra de existência na Terra, me deixa orgulhoso em saber que aquele jogo, cujo gol de Neymar apareceu para todo o mundo como o mais bonito do ano, foi vencido pelo Flamengo!

Daí podemos avançar para as barbadas.

Lionel Messi é o melhor jogador do mundo e pronto! Não há o que discutir.

Não ganhou nada com a Argentina e, em especial, a Copa do Mundo? Tem apenas 24 anos, e muito tempo, além de oportunidades, para isso.

O Barcelona tem o melhor treinador do mundo na atualidade! Pep Guardiola reinventou a roda puxando Messi para o meio-de-campo.

Um treinador excelente, além de um cara muito bem apessoado, convenhamos.


Foi decisivo no status de melhor do mundo para Messi por três anos consecutivos. Armou o melhor time do mundo no momento, e um dos maiores da história do futebol! Não é preciso dizer mais nada.

Tanto que é a base do time dos melhores eleitos. O Barcelona colocou cinco jogadores.

Apesar do time montado não contar com um lateral-esquerdo de origem, dá um bom caldo.

Casillas (Real Madrid); Daniel Alves (Barcelona), Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid) e Vidic (Manchester United); Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona) e Xabi Alonso (Real Madrid); Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Rooney (Manchester United).

Para falar a verdade, só tiraria o Sergio Ramos, substituindo-o pelo Abidal, do Barça. Mesmo sabendo que os negócios da FIFA seriam seriamente prejudicados. Aliás, que se dane a FIFA!


Valeu,

Bruno Porpetta

2 comentários:

  1. Porps, meu querido amigo que tudo sabe, me conta uma coisa... a Shakira virou sócia da Fifa???

    ResponderExcluir
  2. Ela cantou o tema da Copa da África do Sul e é namorada de um dos eleitos. Faz mais sucesso que o Blatter no mundo. Ou seja, para eles é uma boa pedida.

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta