quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Para pensar na cama...

Há um burburinho em torno da possibilidade do Atlético-MG ter entregue o jogo para o Cruzeiro, na última rodada do Brasileirão.

Fala-se de uma reunião de dirigentes dos dois clubes, junto a representantes do banco que patrocina ambos, cujos interesses estariam deveras prejudicados com o descenso da Raposa.

Será o Plano Cruzeiro? Não parece Real...


O tal banco em questão patrocina - seja master, ou na manga - nove dos 20 times da primeira divisão nacional, além de possuir participação nos direitos econômicos de atletas de 13 destes clubes.

O América-MG foi o único clube, que estampa a marca do banco em sua camisa, rebaixado à segundona. Devidamente substituído pelo Sport, que retornou à elite.

Não será por falta de exposição nacional que o banco morrerá de fome. Aliás, mesmo que caíssem todos, alguém já viu banqueiro passar dificuldades no Brasil? Portanto, não é o caso.

Pois bem, se considerarmos que um mísero 1 a 0 salvaria o Cruzeiro do rebaixamento, meia dúzia de gols não devia estar nos planos de ninguém. Nem do Atlético-MG, que agora convive com tais boatos, nem do Cruzeiro, que se está sob suspeita, ao menos passará muito tempo sacaneando o rival, muito menos do banco, que não gostaria de ver sua marca levando goleadas homéricas.

Já não bastava o mensalão...


Valeu,

Bruno Porpetta


5 comentários:

  1. O Atlético-MG tem um histórico recente de decência e dignidade na relação com a cartolagem nojenta da CBF. Estranho que se metesse numa confusão dessa monta. Sei lá, sei não. Se nem o Tom sabia, por que eu haveria de saber? rs...

    ResponderExcluir
  2. Sei não cara, o poder do capital é foda... O BMG pode patrocinar esses times todos mas a sede do banco ainda é em Belo Horizonte. Não ter o clássico mineiro na série A tem um preço material e simbólico. Dizem que após quinta feira, num ponto tradicional de apostas da capital mineira ninguém apostava mais no galo (que por sinal era a defesa menos vazada do segundo turno e levou 6 de uma vez só de um dos piores ataques!). Esses seis gols podem perfeitamente ser um forma de protesto dos jogadores.

    Não estou afirmando nada, só estou querendo botar um pouco de lenha nessa fogueira.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. "Há um burburinho em torno...."
    Onde há este burburinho? Que tipo de imprensa especula sobre este burburinho? Que tipo de jornalismo pratica este jornalista? Seria este burburinho nos botecos ? Rodas de amigos ? Blogs? Redes sociais?
    Este burburinho por acaso eu desconheço, mas ouço tantos outros. Aqui no Rio por exemplo, houve "burburinhos" de uma combinação entre Fluminense e Vasco. Caso o Corinthians não vencesse seu jogo, o FLU levaria, pois ambos continuariam na briga, caso contrario, O Vasco venceria pois o Flu não teria mais chances. Ouvi isso em uma padaria e, voltei a ouvir de uma pessoa próxima, apos o jogo. Me perdoe, não vejo nenhum cabimento nisto. Me recordo de ter ouvido em São Paulo na era parmalat no palmeiras, que está empresa já havia negociado para transformar seu patrocinado, como o único clube a possuir todos os títulos possíveis a um clube brasileiro. Como se sabe hoje, só o Internacional de Porto Alegre conseguiu. Desde de pelo menos o Bi do São Paulo na libertadores, o Corinthians vem comprando seguidamente, ano à ano está competição. Felizmente ou infelizmente, dependendo de quem esteja lendo, isso nunca ocorreu. -"Poxa vida, o Tolima devia ser baratinho". Isso sem falar na arrogante desculpa de péssimos e levianos torcedores Argentinos, EPA, desculpe, foi força do hábito, de arrogantes torcedores brasileiros que crê fielmente que quando não ganho, é por que houve alguma negociata. Vamos relembrar a venda da copa da França. O Brasil negociou a derrota com o compromisso de realizar a copa no Brasil. EPA, será que este não foi BURBURINHO? Se dizia a época que já estava tudo combinado. Argentina venceria em 2002, Alemanha venceria em sua casa em 2006 e enfim, em 2010 (que seria no Brasil) claro, O Brazuca faria a festa. Itália, Espanha, Inglaterra,etc já prevendo a crise do euro, se contentaram com os valorizados dolares.
    Bruno Porpeta, prá você pensar na cama. Que tal você iniciar uma campanha? "Queimemos nossas camisas de clubes de futebol em praça pública em protesto contra as combinações de resultados no futebol"
    Camarada Bruno Porpeta, o capitalismo é isso, assim sendo, o futebol não é diferente, mas se eu colocar em dúvida e realmente dar vazão a tais "burburrinhos", acreditando que pelo menos outros 22 jogadores aceitaram isso. E jogar tudo na vala comum. Neste mesmo instante, se aprovava no senado o código "ruralista", com o nome de código florestal. Ao senso comum, todos os deputados e deputadas levaram o seu, mas nós sabemos e não permitiremos que joguem lutadores e lutadoras na vala comum.
    Bruno, não creio que não há sacanagem no futebol, mas creio que há uma distancia muito pequena entre a "Velhinha de Taubaté" e o sensacionalismo. Quando você substituir burburinho por indícios, conte comigo, até lá, eu levianamente aguardo a queima de camisas em praça pública.
    A liberdade de expressão vale a pena, grato por me permitir se expressar.

    Claudio Palacio - claudiopalacio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Camarada Palacio,

    Primeiramente, fico feliz por teu comentário. É o primeiro a levantar um debate aqui no Blog.
    Se perceber, faço coro contigo.
    Na verdade, desfiz da ideia de entrega do jogo. Não acredito que houve, tanto que escrevo:
    "Pois bem, se considerarmos que um mísero 1 a 0 salvaria o Cruzeiro do rebaixamento, meia dúzia de gols não devia estar nos planos de ninguém. Nem do Atlético-MG, que agora convive com tais boatos, nem do Cruzeiro, que se está sob suspeita, ao menos passará muito tempo sacaneando o rival, muito menos do banco, que não gostaria de ver sua marca levando goleadas homéricas."
    Tudo não passa de especulação e conversa de boteco, como em alguns blogs também se discute o assunto:
    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/2011/12/cruzeiro-x-atletico-mg-o-jogo-que-nao.html

    Ou até em sites de jornais de grande circulação:

    http://esportes.opovo.com.br/app/esportes/clubes/cruzeiro/2011/12/04/noticiascruzeiro,2253008/presidente-do-cruzeiro-ironiza-o-rival-se-o-atletico-entregou-o-jogo-foi-em-alto-estilo-porque-de-seis-ninguem-entrega.shtml

    http://jornaldabahia.net/2011/12/presidente-do-atletico-mg-cancela-bicho-insinua-entrega/

    Mas minha posição é absolutamente contrária a esta tese da entrega do jogo, acho sim que o Atlético-MG entrou sem motivação nenhuma, enquanto o Cruzeiro jogava a vida naquele jogo.

    Valeu,

    Bruno Porpetta

    ResponderExcluir
  5. Caro Bruno, não estou debatendo o Cruzeiro e Atlético, estou debatendo o comportamento do torcedor, estou debatendo se há ou não leviandade em tais publicações, estou debatendo o que é liberdade de expressão, estou debatendo sensaciomalismos que não medem consequências e ignoram razões, sentimentos e seres humanos.
    Me redorno de um goleiro, porém não me recordo o time que ele defendia, esse goleiro levou o que chamamos no futebol, de frango, em uma partida contra o Corinthians,acredito eu, que pela copa do Brasil em 2005, mas isso não é importante no contexto do que estou abordando, o que é importante é como ele foi tratado por um jornalista de televisão, assumidamente palmeirense. Este "jornalista" levianamente tratou este "frango" como suspeito, como se "frango" ou falha de goleiro no futebol, não fosse corriqueiro e inerente a profissão. Dias passaram e eu assistindo o noticiário esportivo me deparei com uma entrevista emocionada deste goleiro, nela ele retratou todo o tormento que viveu apos as ilações que fizeram sobre seu caráter. Eu não sei camarada Bruno, se este rapaz é um goleiro que falhou ou se ele é um goleiro ruim e ótimo ator, o que eu sei, é que ilações colocaram uma pessoa, um goleiro que jogava futebol em um clube do interior do Paraná, a mercê da sorte do julgamento sumário de uma população suscetível as informações recebidos da caixinha mágica chamada televisão.
    Eu não acho que o debate de buteco, informal, vale tudo, mas se tolera, se compreende alguns excessos, algumas ou totais falta de embasamento, diferente daquilo que tem caráter de notícia, que ganhará ou poderá ganhar larga amplitude.
    Eu tenho minha opinião sobre a forma como se foi votada o código ruaralista chamado de florestal, por exemplo, não me furto em dizer qual é essa opinião no ambito privado, mas se eu tiver que noticiar ou se eu tiver que relatar este evento em um blog, eu levanto questionamentos e cobro respostas, no entanto, enquanto agente político da sociedade me organizarei em movimento e não me furtarei em levantar minha bandeira contra a financiamento privado nas campanhas eleitorais.
    Vou te dar outro exemplo, a wikileaks cita o apresentador do jornal da globo, Wiliam Waack como informante do Governo Estadunidense. Bom eu quero que as autoridades de nosso país e a própria empresa privada, porém de concessão pública de tv, que se pronunciem sobre isso. Repare, estou citando a fonte do meu embasamento, não fiz nenhuma ilação, mas estou sendo contundente e objetivo no que quero a princípio. A partir dos pronunciamentos, certamente outros questionamentos surgiram e possivelmente cobranças.
    Camarada Porpeta, vou confessar duas coisas prá ti, amo futebol e fundamentalmente meu TODO PODEROSO TIMÃO, vibro e até choro por causa dele, esta é assumidamente minha alienação, mas estou muito temeroso em releção ao gráu de fanatismo que tenho visto nos últimos anos. Para os torcedores "adversários" (repare nas aspas), meu time jamais na história ganhou um jogo sequer por méritos, para os corinthianos, ele jamais perderia um jogo sequer, se não fosse as influência contrárias das forças do mal.
    Bruno Porpeta, a copa do mundo e olimpíadas estão por vir, teremos muito trabalho pela frente, há muito dinheiro público envolvido nisso(não que deixaremos de lado código florestal, financiamento público de campanhas, privatização do petróleo, etc e etc..., mas, cada um com sua válvula de escape, porém, sem perder o foco.

    Fraterno abraço
    Saudações COMUNISTAS E CORINTHIANS prá ti, camarada Porpeta.

    Claudio palacio - claudiopalacio@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta