Segunda-feira, dia de louvar os vencedores e sacanear os derrotados.
Enquanto botafoguenses se regozijam pelo título da Taça Rio, vascaínos amargam, mais uma vez, a tortura de um vice-campeonato. Duas vezes no Carioca, além do Brasileirão do ano passado.
Porém, existe um aspecto pouco explorado em tudo isso. Em 2009, o clube cruzmaltino estava na segunda divisão, e dentro de um processo de retorno ao caminho das grandes vitórias, não há o que se queixar.
O Vasco, depois de muito tempo, volta a frequentar as primeiras posições em tudo o que disputa. Foi campeão da Copa do Brasil, que deu-lhe o direito de participar da atual Libertadores, onde está classificado para as oitavas-de-final e, a meu ver, tem tudo para passar pelo argentino Lanus.
Não coloco o Vasco como favorito ao título, mas tem tudo para uma boa participação, depois de muito tempo de ausência.
Como escrevi acima, é um processo. E processos muito rápidos são para se desconfiar. Se agora restou a amargura da perda de mais um título, o futuro pode ser promissor.
Basta não abandoná-lo.
A mesma premissa vale ao São Paulo, derrotado pelo Santos na semifinal do Paulista.
O São Paulo, diferentemente do Santos, possui um time em formação. Enquanto a juventude santista já está mais do que tarimbada, a sãopaulina está "pegando cancha".
Enfrentou um time pronto, um supercraque chamado Neymar, um gênio como Ganso se reafirmando. A derrota não é uma tragédia para o São Paulo.
Na modesta opinião deste blogueiro, é favoritíssimo ao título da Copa do Brasil, que seria o primeiro de sua história.
Da mesma forma que o Vasco, não existem razões para grandes mudanças.
O Santos fará a final, em dois jogos, contra o Guarani.
Este último chegou lá derrotando a Ponte Preta, de virada.
No interior, é bem mais complicado evitar o desmonte dos times, dadas as más condições financeiras dos clubes e que nenhum estadual é capaz de recuperar.
Só que, embora derrotada, a Macaca jogará a primeira divisão do Brasileirão. O Guarani, não.
Portanto, a prioridade é a manutenção do seu elenco. O time é bom, com um treinador inteligente. Desmontar tudo isso agora, às vésperas da estreia na elite nacional, é um passo largo rumo ao precipício.
No Rio, Fluminense x Botafogo. Em São Paulo, Santos x Guarani.
Favoritos?
Fluminense e Santos.
Como também o eram Real Madrid e Barcelona na Liga dos Campeões. Vai que...
Valeu,
Bruno Porpetta
kkk... Adorei o 'vai que...' , Porpeta!! E concordo, mesmo sendo santista. Ontem na hora do gol do S.Paulo deu até um friozinho na barriga, pq como diz a minha mãe (santista fanaticamente roxa), 'o jogo só acaba qdo termina'. rss.
ResponderExcluirVamos ver , então, pq da mesma maneira q podemos dizer vá que sim, também podemos dizer vá que não.
Parabéns pela crítica. Gostei muito.