quinta-feira, 21 de abril de 2011

Santos e Fluzão mais vivos do que nunca!

Após passarem por situações bastante semelhantes na Libertadores, Santos e Fluminense chegaram a última rodada da primeira fase precisando da vitória.

O Santos, graças a vitória no Paraguai contra o Cerro Porteño, chegava com maiores chances. Dependia só de si, em casa, contra o time mais fraco do grupo, o Deportivo Tachira, da Venezuela.

Já o Fluminense, após a derrota para o Nacional, no Uruguai, tinha situação bastante complicada no seu grupo. Além da necessidade da vitória, fora de casa, contra o Argentinos Juniors, dependia do resultado da outra partida, entre o Nacional e o America do México, em Montevidéu. Como não havia um Tachira na vida desse grupo, todo mundo podia se classificar.

Uma vitória do América faria o Fluminense precisar apenas da vitória. Já o empate criava a necessidade de uma vitória por dois gols de diferença.



Eles não morrem tão cedo

Para o alvinegro praiano, foi fácil. Fez 2 a 0 no primeiro tempo, relaxou, permitiu que o Tachira diminuisse, mas depois foi lá e decidiu o jogo. Fez 3 a 1 e garantiu sua classificação.

O resultado entre Colo Colo e Cerro Porteño, no Chile, só faria variar a colocação do Santos. Após abrir 2 a 0, o time de Santiago permitiu a virada do Cerro por 3 a 2. Até o momento em que o jogo estava empatado, o Santos liderava o grupo, mas os paraguaios conseguiram a improvável vitória e alcançaram a ponta.

Para o tricolor carioca, só tensão.

Antes mesmo de entrar em campo as coisas já não pareciam ir bem.

O atacante Emerson foi afastado do grupo por indisciplina momentos antes da chegada ao estádio, em Buenos Aires. Em circunstâncias ainda nebulosas, não se sabe se reivindicava salários ou se cantava o Bonde do Mengão sem freio dentro do ônibus. Anedótico!

E entrou em campo, enfrentando os argentinos e a matemática, para tentar a classificação.

Abriu o placar com Julio César aos 17 do primeiro tempo. Sofreu o empate com Salcedo, oito minutos depois. Ficou em vantagem novamente aos 40, com Fred, cobrando falta com força, contando com a falha do goleiro Navarro.

Fim de primeiro tempo, 2 a 1 para o Flu, e no Uruguai, o jogo não saia do 0 a 0. Até o momento, o Flu estava fora.

Segundo a Lei de Murphy, quando algo tem a menor possibilidade de não dar certo, não dá mesmo. E logo aos 10 minutos do segundo tempo, Oberman arrisca um chute que desvia em Valencia e encobre Ricardo Berna.

O Fluminense, que ultimamente vem desenvolvendo um quê de Santo Expedito, lutou contra o adversário, contra a torcida, contra a matemática, contra a própria crise, contra, até mesmo, a Lei de Murphy.

Aos 23, Rafael Moura marca o terceiro e coloca novamente o tricolor na frente, novamente a esperança da classificação. No Uruguai, persistia o empate. Ainda faltava um gol.

A partir daí, as duas equipes criavam chances, pois o resultado eliminava as duas. Um gol era o que faltava para ambas.

Fim de jogo... no Uruguai. Nacional e America do México empataram em 0 a 0 e o time uruguaio rezava para que o jogo da Argentina acabasse do jeito que estava.

Mas não acabou! Aos 43 minutos, Edinho sofre pênalti - há quem diga que não foi, opinião da qual eu discordo - e Fred vai para a cobrança.

Nesta hora, os duas últimas temporadas devem ter passado na cabeça de Fred. A luta inglória contra o rebaixamento em 2009, o título brasileiro conquistado na última rodada e com placar apertado em 2010. E mais uma vez, o time de guerreiros estava a prova.

Fred partiu, bateu, e é gol! Ali, naquele momento, o Flu estava classificado.

Dali em diante, eram os 11 embaixo das traves e milhões com os dedos cruzados.

E, mais uma vez, os guerreiros venceram!


Valeu,

Bruno Porpetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta