segunda-feira, 23 de junho de 2014

Das coisas da Copa

Depois de alguns dias no meio do mato, revigorando as baterias mas com TV pra ver a Copa, dá pra falar de algumas coisas sobre a Copa que merecem destaque.

Uma delas é a Argentina.

Não jogou nada em dois jogos, mas tem o Messi. O cara meteu dois golaços e definiu o placar dos dois jogos. O treinador Sabella comete erro atrás de erro, deve agradecer a Dios por ter o Messi jogando a seu favor.

E a propósito, não foi pênalti do Zabaleta no iraniano!



Outra, é a Alemanha.

Quando pegou um craque sem time, goleou. Quando pegou um time sem craque, penou.

Agora enfrenta os EUA, podendo fazer um jogo de "comothers" que classifica os dois. O treinador dos EUA é Jurgen Klinsmann... dizer mais o quê?

A terceira é a Costa Rica.

Você junta um treinador inteligente, um time muito esforçado e um excelente jogador (Campbell), o resultado não é nenhuma surpresa.

Mas que a Costa Rica, merecidamente, subverteu qualquer lógica no grupo da morte, isso sim.

A quarta é o Brasil.

Sabe o que realmente me preocupa? O Brasil não está na sua melhor safra de jogadores. No entanto, nunca vi tantos jogadores da seleção estrelando propagandas durante a Copa.

Dos 11 titulares, oito (que eu tenha visto) estão estrelando propagandas.

Não é nada, não é nada, não é nada mesmo. Mas seria melhor ganhar a Copa antes...

Já que está na moda fazer listas do melhor e do pior da Copa, vou arriscar fazer o mesmo.

Vou listar as 10 coisas mais importantes que ocorreram nestas duas rodadas, embora ainda tenha muita Copa pela frente.

1 - A torcida 'coxinha' brasileira. Como os ingressos são caros, a maior parte dos frequentadores (nem é bom chamar de torcedores) dos jogos do Brasil nunca esquentaram cimento numa arquibancada. A galera foi transportada do sofá para as arenas, sem escala. Resultado: só sabem cantar uma música (o hino 'coxinha' do "sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor") e estão levando um vareio de outras torcidas. Até mesmo quando o Brasil está em campo, como contra os mexicanos que, em menor número, sufocaram o hino 'coxinha'.

2 - As torcidas sul-americanas. Já tem tempo que essa Copa virou Libertadores. O tanto de 'hincha' que tem circulado pelas ruas e ido aos estádios está maravilhosamente absurdo. Os caras vieram e estão dando aula de torcida pros brasileiros. Houve, inclusive, duas tentativas de invasão nas arenas limpinhas da FIFA, tratadas pelas autoridades de forma bizarra. Manda os caras irem pro boteco! Deportação, que nada...

3 - A volta dos gols. Tinha tempo que não saía tanto gol em Copa. Ao menos esta bênção estamos presenciando. É gol toda hora, de tudo quanto é jeito. Alguns golaços, mas outros bem esquisitos, como o gol de Gotze contra Gana, uma cabeçada no próprio joelho e do joelho para o gol. Coisa linda!

4 - A Costa Rica. Precisa explicar?

5 - A insubordinação das torcidas à FIFA. As torcidas africanas levaram seus instrumentos, os chilenos levaram rojões e, se os paraguaios aqui estivessem, levariam as pedras que mataram o futebol do Elivelton no Defensores del Chaco. Que se dane a FIFA!

6 - O chororô dos brasileiros durante o hino. A emoção é tanta que eles choram e não jogam. Que tal inverter?

7 - O gol de Klose. Com apenas um toque na bola, Miroslav Klose igualou o recorde de gols em Copas que antes pertencia somente ao boneco gordo da campanha do Aécio.

8 - O cabelo despenteado do Cristiano Ronaldo. Em Salvador, às 13h, contra a Alemanha, não tinha topete que resistisse. Um momento mágico!

9 - A reação de Klinsmann diante do gol perdido contra Portugal. Ao ver o sujeito dos EUA ter o gol inteiro à sua disposição e acertar um simples joelho no caminho, o ex-atacante alemão - que fazia gols aos montes - falou até português.

10 - Ver parte da turma do #nãovaiterCopa vibrando com gols. Sem comentários...


Valeu,

Bruno Porpetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta