segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A prova dos nove

O Fluminense é o virtual campeão brasileiro em 2012!

Por mais óbvio que pareça tal afirmação, até porque o adjetivo "virtual" dá margem a qualquer coisa, e diante da situação na tabela, restando apenas oito rodadas para o fim do campeonato, esta semana pode colocar em negrito, itálico e sublinhado uma das duas palavras. Ou o adjetivo, ou o substantivo.

A tabela do tricolor carioca, por maior que seja a coincidência, inclui na mesma semana o Grêmio (terceiro colocado e último na lista de candidatos ao título), no Rio e, posteriormente, o Galo mineiro (vice-líder), no caldeirão do estádio Independência, em Belo Horizonte.

O aproveitamento do Fluminense, até este momento, é recorde na história dos pontos corridos. Ninguém, desde 2003, chegou aos incríveis 75,5% que o tricolor possui.

Para a manutenção destes índices, é preciso que, dos 18 pontos ainda em disputa, o tricolor das Laranjeiras perca, no máximo, quatro. Ou seja, o Fluminense tem direito a perder um jogo, vencendo os sete restantes, para estabelecer esta marca histórica ao final da competição. Possível, é!



Porém, esta semana é, na prática, a decisão do título.

Imaginemos a seguinte situação: o Grêmio, que tem um bom time e um bom trabalho de Vanderlei Luxemburgo, vence o Fluminense no Rio e o Galo derrota o Santos, na Vila. Na rodada seguinte, outro confronto direto - desta vez com o Galo, em BH - e outra derrota. Pronto, a diferença entre ambos será de apenas três pontos e, em sendo isso, tudo fica em aberto, restando seis rodadas.

Bom que se diga, acho muito pouco provável esta combinação de resultados que reverteria o quadro atual por completo.

Por dois motivos: primeiro, o Galo enfrenta o Santos no retorno de Neymar, e o aproveitamento do Santos com o craque é similar ao do Fluminense no geral; segundo, o Fluminense é o time mais auto-centrado e com elenco mais recheado de opções, e apesar do impossível não existir, uma sequência ruim como esta é improvável para um time que está acostumado a enfrentar as "pequenas decisões" do campeonato.

Portanto, esta semana é a prova dos nove para o tricolor.

Com nove pontos à frente do Atlético-MG, e com um camisa nove a cada dia mais inspirado, dificilmente o caneco terá outro destino que não a Rua Álvaro Chaves, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro.

Pela quarta vez na história, e a segunda em dois anos.

Será uma tendência?


Valeu,

Bruno Porpetta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta