quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pode ser um jogaço, mas é só mais um...

Hoje, no Engenhão, o Flamengo recebe o Atlético-MG, em jogo válido ainda pelo turno, depois de adiamento em circunstâncias estranhas.

Após solicitação do Botafogo para que houvesse apenas um jogo em seu estádio por rodada, o Flamengo, não aceitando jogar em Macaé ou Volta Redonda, pediu o adiamento do jogo. Foi atendido, agradeceu a Deus e ao presidente da CBF por isso.

Seria o primeiro confronto entre Flamengo e Ronaldinho Gaúcho, após a conturbada saída do craque do clube. À época, o Galo mineiro era líder do campeonato e não se via jeito de derrotá-lo. Já o Flamengo, era o nono colocado, mas ainda sob a direção de Joel Santana, não conseguia encontrar um padrão de jogo, tampouco uma formação ideal.

A probabilidade de levar uma sacolada do Galo dentro de seus domínios era enorme, e o Flamengo, da já combalida presidente-vereadora Paty Amorim, teria que enfiar a viola no saco e ir pra casa com uma grande dor de cabeça.





Isto posto, o jogo foi remarcado e acontecerá em outras circunstâncias.

O Galo já não lidera mais o campeonato. Apesar de ainda possuir um bom time e apresentar um bom futebol, ficou manjado pelos adversários e a queda foi inevitável. Aposta neste jogo atrasado para encostar no líder Fluminense e permanecer brigando ponto-a-ponto pelo título.

Pelos lados do rubro-negro, a situação é ainda pior. Ocupa atualmente a 14ª posição, está a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento e, após uma série de sete jogos sem vitória, conseguiu a duras penas derrotar o lanterna Atlético-GO - fora de casa - na última rodada. Além disso, o time já não é o mesmo. Dali pra cá entraram Cáceres, Liedson, Gonzalez e Cleber Santana. Ou seja, quase meio time modificado, com mais experiência que os jovens recém-promovidos da base do clube.

É possível dizer que o Flamengo foi beneficiado pelo adiamento? Sim, é possível!

Mas, analisando a situação de ambos na tabela, além da própria qualidade do futebol, o resultado ainda está em aberto. Não se pode afirmar uma inversão do favoritismo para o jogo.

Porém, o que é mais espantoso em tudo isso, é o clima de "revanche" da torcida rubro-negra contra Ronaldinho.

É preciso recordar que, a despeito da falta de comprometimento do craque com o clube carioca, este não recebia seus salários e tinha todo o direito de procurar outro lugar onde fosse pago pra jogar. Se o método não foi muito correto, é outra coisa.

Este clima acirrado é alimentado pela mídia, que transforma só mais um jogo pelo Campeonato Brasileiro em uma guerra. Injustificável, diga-se de passagem.

A torcida do Flamengo deve incentivar o time para sair da situação desconfortável que se encontra. E o time deve se preparar para enfrentar o Atlético-MG, não Ronaldinho.

Algo além disso, é bobagem pra vender jornal. Ou pra salvar a pele da dona Paty.


Valeu,

Bruno Porpetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta