segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Nós somos "pessimistas"?

Este é o vídeo comercial de propaganda de uma cerveja "brasileira" (a AmBev é uma multinacional, com sede na Europa, que adquiriu quase o monopólio das cervejas do Brasil) que trata da expectativa pela Copa de 2014, que será realizada no Brasil.

Há um trecho que classifica os críticos à capacidade brasileira de organizar o evento, ou ao próprio evento em si, de "pessimistas".

Utiliza-se, para isto, inclusive de um bordão celebrizado pelas redes sociais, que satiriza os inúmeros problemas vividos na cidade do Rio de Janeiro, sede da final da competição: "Imagina na Copa?"




O que talvez a AmBev não saiba, ou até saiba mas não interessa mostrar, é que o nosso "pessimismo" deriva de uma série de violações de direitos fundamentais ao povo brasileiro.

Mas para que direitos? Afinal de contas, o importante é nossa grande capacidade em promover grandes festas, consumindo, obviamente, seus produtos.

Enquanto, para a AmBev, tudo não passa de uma grande festa, milhares de pessoas são removidas de suas casas, e porque não dizer, de suas vidas. Arrastadas que são para programas habitacionais muito distantes de seus antigos lares, ocupações profissionais, relações pessoais, etc.

A "grande festa" vem torrando dinheiro público com reformas - ou poderíamos chamar de destruição - de estádios tradicionais, todos moldados à "nova ordem mundial" do futebol. Ou melhor, da FIFA. Isto para não dizer dos elefantes brancos construídos em áreas onde os campeonatos regionais não possuem tanta tradição, e contam com média de público muito inferior ao tamanhos das "arenas". Haja festa pra dar alguma utilidade aos mesmos.

Esta "festa" está nos saindo muito cara, e a "ressaca", dirão após, não será culpa da cerveja, mas daquela azeitona na empada.


Valeu,

Bruno Porpetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta