sábado, 20 de agosto de 2011

Força, "Doutor"!

Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira, ou simplesmente o "Doutor" Sócrates, foi protagonista de dois dos episódios mais bonitos da história do futebol brasileiro, e por que não dizer, mundial.



Sócrates: o filósofo da bola


Um deles foi a Democracia Corinthiana. A experiência mais revolucionária da história do nosso futebol, onde desde o roupeiro, passando pelos atletas, até a direção do clube, todos eram considerados iguais. Afinal, tratavam de questões que diziam respeito à profissão deles, e por conta disso, lhes era totalmente cabido discutí-las, votá-las e decidí-las.

A começar pela abolição da concentração para quem assim o quisesse, indo até mesmo ao esquema de jogo adotado pela equipe e o posicionamento onde os atletas sentiam-se melhor em campo.

Juntamente com Wladimir, Casagrande, Zé Maria (que inclusive se tornou o treinador da equipe por escolha da mesma) fizeram daquele período no Corinthians um capítulo à parte em nossas memórias da bola. Algo que nunca mais foi reproduzido e, nos marcos do futebol, acabou soterrado na disputa de hegemonia contra os admiradores do resultado a seco.

Porém, é impossível negar o papel que aquele modelo de gestão foi um dos elementos importantes na própria redemocratização do país que, à época, estava em pauta.

O outro, em nossa opinião, não menos importante, foi a maravilhosa seleção de 82. Aquela que perdeu, mas é referência até hoje nas discussões sobre o estilo de jogo brasileiro.

Seja para atacá-la, atribuindo-lhe a pecha de fracassada, ou para exaltá-la, colocando-a, mesmo sem o título, entre as grandes seleções da nossa história e da própria Copa do Mundo, aquele escrete canarinho é elemento obrigatório em qualquer debate onde se contraponham duas visões de futebol: a força e a arte.

Sócrates fazia jus ao nome, e era um filósofo da bola. Com suas teses, abalou as estruturas de poder no Brasil e no futebol.

Hoje, se encontra na UTI do Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, com uma hemorragia digestiva alta. Seu quadro é estável e o companheiro Casagrande afirma que a tendência é que fique tudo bem.

Nós, amantes do futebol e da democracia, ficamos na torcida por Sócrates. Para que sua saúde se restabeleça e ele retorne às suas atividades, sempre com qualidade na mesma proporção em que são questionadoras da ordem.

Força, "Doutor"! Estaremos sempre ao seu lado!


Valeu,

Bruno Porpetta

Um comentário:

  1. Adorei o post, Sr. Porpeta.

    Concordo com as palavras em absoluto e repito em coro contigo: Força, "Doutor"!!

    Parabéns pelo blog.

    Beijos, Erica Augusto
    http://duplotriplomultiplo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta