domingo, 21 de agosto de 2011

Contornos de decisão... mas calma, Cocada!

Percebe-se nas conversas de bar, entre torcedores de diferentes clubes, contornos decisivos nestas últimas rodadas do turno do Campeonato Brasileiro.

Mas calma, gente. É só o turno! Ainda tem todo o returno pela frente.



Já dizia o Lindeza...


Óbvio que já dá pra traçar algumas linhas sobre o que cada time está disputando. Seja o título, a vaga na Libertadores, a vaga na Sulamericana ou evitar o descenso.

Mas nada está definido, e muita coisa ainda pode se alterar.

Uma derrota em casa, um empate com gosto de derrota, não são o fim do mundo agora.

Em um campeonato longo, como este, oscilações no futebol e na tabela são absolutamente compreensíveis. Não é possível manter o mesmo padrão de jogo por 38 rodadas consecutivas.

Se, por um lado, o desgaste físico e, consequentemente, as contusões começam a desfigurar os times, por outro, a impossibilidade de treinar as novas formações pelo acúmulo de jogos em sequência, no meio e final de semana, não contribuem para a melhor performance.

Isso sem falar nas inevitáveis suspensões, que impossibilitam que a mesma escalação se repita por mais de dois jogos, na maioria dos casos.

Passado tudo isto, quem conseguir minimamente se impor, vencer jogos fora de casa e contra adversários diretos e não engatar sequências de derrotas, leva vantagem no final. Porém, tão importante quanto é crescer na reta final da competição.

Alguns pequenos acidentes no trajeto são plenamente justificáveis, às vezes até necessários.

Só pra citar, o Cruzeiro de 2003 (o que fez 100 pontos) chegou a perder por 3 a 0 para o Paysandu. Venceu os últimos nove jogos da competição!

O São Paulo engatou um tricampeonato em 2006/07/08 vencendo as chamadas "minidecisões", termo usado por Muricy para definir os jogos onde, quem quisesse ser campeão, não poderia perder pontos.

O Flamengo chegou à metade da competição em 2009 simplesmente a 14 pontos do líder. Acabou campeão!

No último campeonato, o Fluminense conquistou o título perdendo pontos em casa para dois dos quatro times rebaixados à segunda divisão. Mas, durante todo o campeonato, nunca se distanciou da ponta de cima da tabela.

Ou seja, está cientificamente provado que, para vencer o Brasileirão em pontos corridos, elementos como regularidade, fator casa, não perder pontos bobos e combustível para a reta final são fundamentais.

Mas, da mesma forma que, muitas vezes, é impossível conjugá-los o tempo todo em um campeonato longo, também não se pode desprezar nenhum deles.

Portanto, podemos comemorar as vitórias, lamentar os empates e sofrer com as derrotas, mas ainda tem muita água pra passar debaixo dessa ponte.


Valeu,

Bruno Porpetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado e pode não ser incluído nas seguintes hipóteses:

1 - Anônimo

2 - Ofensivo

3 - Homofóbico

4 - Machista

5 - Sexista

6 - Racista


Valeu,

Bruno Porpetta