segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Tropeçando no próprio cadarço

A demissão de Adilson Batista pelo Santos é um tiro no pé!

Não tanto pela análise tática do time do Peixe em 2011, mas pela evidente falta de planejamento para uma competição tão importante como a Libertadores.



A diretoria do Santos tinha um plano infalível pra Libertadores!


O alvinegro praiano, após a demissão do treinador campeão paulista e da Copa do Brasil, Dorival Júnior, manteve o interino Marcelo Martelotte até o final do Campeonato Brasileiro, para que o novo treinador, Adilson, pudesse iniciar seu trabalho já na pré-temporada.

Desde a escolha do nome, até a preocupação em colocá-lo no cargo desde o início dos trabalhos de preparação do time, deveriam revelar o perfil de time que se queria ver, principalmente, na Libertadores.

Não à toa, o Santos possui uma parceria com um grupo de investidores santistas chamado Terceira Estrela, deixando claros os objetivos do clube.

Em dois meses, não é possível avaliar a qualidade do trabalho do treinador, pois o mesmo ainda está montando a equipe, descobrindo a melhor formação e, no caso específico, aguardando o retorno de um dos grandes craques do time, Paulo Henrique Ganso.

Se os resultados não eram ainda expressivos, também não profetizavam o caos. O Santos de Adilson sofreu apenas uma derrota, para o Corinthians, pelo Campeonato Paulista.

Com todo o respeito aos Estaduais, mas para times grandes eles servem mais como pré-temporada do que qualquer outra coisa. Ou os times estão priorizando a Libertadores, ou a Copa do Brasil, por motivos óbvios.

Portanto, esta derrota não diz nada para uma equipe com preocupações muito maiores do que um clássico contra um Corinthians que só tem isso pra se apegar no primeiro semestre.

Mas as torcidas organizadas do clube, com todo o seu conhecimento e sabedoria, passaram a pedir a cabeça de Adilson num prato, ornado com alface e alho frito, a ser servido no Bar do Alemão, em frente ao Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro.

E a diretoria, eleita sob a égide da modernização administrativa, frente ao coronelismo da família Teixeira, que já tiveram pai e filho presidindo o clube, sucumbiu às insanidades dos torcedores "oficiais", e assim se igualam aos seus pares espalhados pelo Brasil afora.

No meio da competição mais importante para o Santos, agora procuram um novo treinador. E lá vem o interino segurar a bucha de novo!

No fim das contas, o Santos não ganha nada com isso daqui por diante. Pelo contrário, perderam dois meses de trabalho.

Alguns torcedores dizem que o problema de Adilson estava no excesso de volantes no time.

Por acaso acham que Ney Franco, Abel Braga ou o Dunga - sim, o Santos procurou até o Dunga! - escalariam times mais ofensivos?

Valeu,

Bruno Porpetta

Clássico de dar "água na boca"

São Paulo e Palmeiras empataram em 1 a 1 hoje, no estádio do Morumbi, que deu ainda mais motivos pro regozijo da FIFA em dizer que o mesmo não pode receber jogos de Copa.

Choveu muito antes do jogo. E, pasmem, as arquibancadas inundaram! Imagina só o campo...

O jogo foi bom, equilibrado, e o resultado, no fim das contas, justo.

Os gols foram marcados por Fernandinho (São Paulo) - por sinal, um belíssimo gol - e Adriano (Palmeiras).

O mico do jogo ficou por conta de Alex Silva, zagueiro tricolor.



Lance infantil: Pirulito que bate, bate... mas é expulso.


Em uma disputa na corrida com Adriano "Michael Jackson", o zagueiro derrubou o atacante sem falta. Nem ele, nem o árbitro, nem qualquer ser humano no planeta, sem interesses objetivos sobre o jogo, viu alguma infração no lance.

Qualquer jogador com mais de dois neurônios que leva vantagem em um lance sem cometer falta, toma a bola pra si e sai jogando. Deixa o cai-cai reclamando sozinho, não é?

Pois Alex Silva achou aquilo um absurdo! E tal como um asno, partiu pra cima do craque de Neverland. Resultado: foi expulso e o Palmeiras empatou o jogo.

Troféu Joinha pra Alex Silva!

Valeu,

Bruno Porpetta


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Bonde do Mengão sem freio!!!

O Flamengo é campeão da Taça Guanabara!

De forma invicta, o Flamengo sagrou-se campeão do primeiro turno do Estadual do Rio e garantiu sua vaga na final do Carioca.

No embalo de 41 mil torcedores e seu "bonde sem freio"!





Com gol de Ronaldinho, em cobrança de falta, o Flamengo derrotou o Boavista por 1 a 0 e comemorou em ritmo de funk.

E conseguiu esta proeza apesar dos pesares, que não são poucos.

Terminou a Taça GB com a melhor defesa da competição, mesmo com o atabalhoado zagueiro Welinton, o idoso volante Maldonado e Willians, que equipara as estatísticas de roubadas de bola e erros de passe.

O "pofexô" Luxemburgo ainda não conseguiu ajeitar a melhor formação para seus inúmeros talentos do meio pra frente, o que resulta num sem número de passes laterais sem objetividade.

O jogo do Flamengo se desenvolve, tal como nos últimos 6 anos, pelas laterais. Com os avanços de Léo Moura e Egídio, o Fla cria as suas melhores chances de gol.

Mesmo com tudo isso, o Flamengo vence. E vence, principalmente, porque se impõe.

A mistura de camisa e torcida vem trazendo o time consigo, apesar das dificuldades táticas, e às vezes até técnicas.

Agora vem a Taça Rio. E com ela vem novamente Fluminense, Botafogo e - podem anotar - também o Vasco.

Valeu,

Bruno Porpetta

Decisão no Rio, Clássico em São Paulo

Hoje, às 16 horas, decide-se a Taça Guanabara no Rio.




Ronaldinho pede aos céus para que o Boavista não apronte.



Flamengo e Boavista se enfrentam por uma vaga na final do Campeonato Carioca, além de levar pra casa o troféu mais charmoso do Estadual.

Será a primeira decisão de Taça GB no estádio do Engenhão, todos os ingressos foram vendidos, ao todo 36.002, e o Flamengo é claramente o favorito.

Não por Ronaldinho, Thiago Neves... Mas porque é o Flamengo contra o Boavista! Nas CNTP (lembrem-se da aula de Química no colégio), o rubronegro deve, no mínimo, colocar a camisa pra jogar e levantar a taça.

Mas o time do Boavista é perigoso, bem armado, tem alguns jogadores experientes e um artilheiro, o argentino Frontini.

Na fase de classificação, o Flamengo derrotou o Boavista por 3 a 2. Vencia por 2 a 0, permitiu o empate, e fez o gol decisivo com Negueba. Os dois gols do Boavista foram marcados por Frontini. Ronaldinho, de pênalti, e Deivid completaram o marcador, pelo Flamengo.


Em São Paulo, um baita clássico!



São Paulo e Palmeiras se cruzam pela décima rodada do extenso Campeonato Paulista.

Fora os atrativos naturais de um grande clássico, existem outros fatores que chamam a atenção.

Não dá pra não falar de cara do tabu! Desde o Rio-SP de 2002 que o Palmeiras não vence o São Paulo no Morumbi, local do jogo de hoje.

E essa última vitória foi memorável para os palmeirenses. O Verdão venceu por 4 a 2, com um golaço de Alex, humilhando o neoliberal goleiro do São Paulo, Rogério Ceni.






Para além disso, é o Palmeiras de Felipão e a melhor defesa do campeonato, contra o São Paulo do ataque mais insinuante do momento, com Lucas, Dagoberto e Fernandinho em excelente fase, podendo contar ainda com Rivaldo (mistério de vestiário de Carpegiani).

O veterano meia Rivaldo ainda tem motivações pessoais para acabar com o jogo. A recusa de Felipão em contar com o meia no Palmeiras gerou mágoas, e hoje é a prova dos 9.

Pra quem gosta de futebol, o domingo tá ótimo!

Pra quem não gosta, faz um sol escaldante no Rio e hoje tem Escravos da Mauá!

Além da praia, óbvio!


Valeu,

Bruno Porpetta

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Começa a rolar a bola aqui no nosso blog...

Sejam bem vindos!

Hoje, abro os portões do nosso estádio para que você ocupe seu lugar na arquibancada, dê pitaco na escalação do time, diga que o treinador é burro, xingue o juiz, e também se divirta, torça apaixonadamente, sacaneie o adversário, comemore um golaço!

Depois, sente no bar e tome aquela gelada. Fale com os camaradas sobre o jogo, e sobre a vida.

Aqui, vamos falar de futebol, mas também do mundo, do Brasil, da sacanagem diária pela qual os dirigentes do futebol, do mundo e do Brasil se divertem com a nossa humilde face. Trocando em miúdos, tiram uma onda com a nossa cara!

Este blog, que pretensiosamente reflete uma visão de mundo, quer convidar o torcedor a um protagonismo que o negam.

Ninguém nos dá ouvidos. Somos obrigados a ter uma infraestrutura não adequada nem para animais à disposição nos estádios, transporte público pífio, mas o que pensamos não importa pra eles.

E olha que estamos muito perto de receber uma Copa do Mundo! Lembram-se como foi o Pan 2007 no Rio?



"Ê ô, ê ô, o Cauê é um caô!"

Este blog é o nosso campo, e no nosso campo todo mundo pode falar. Vamos discutir, discordar e, respeitando nossas diferenças, contribuir para um futebol melhor, uma sociedade melhor.

Falaremos um pouquinho de política, mídia, música, literatura, cinema e o que mais aparecer. E como tudo isso pode também se misturar com o futebol.

Resumindo, vamos bater um papo!

Criar maneiras de mudar alguma coisa, sem abrir mão de dar risada, tomar uma cerveja e comer um petisquinho.

Bora começar?

Valeu,

Bruno Porpetta

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Leilão no picadeiro - Portal Vermelho

Leilão no picadeiro - Portal Vermelho

O "valor" da molecada - Portal Vermelho

O "valor" da molecada - Portal Vermelho

O golaço de Cantona - Portal Vermelho

O golaço de Cantona - Portal Vermelho

A subjetividade do pênalti - Portal Vermelho

A subjetividade do pênalti - Portal Vermelho

Os “monstros” que criamos - Portal Vermelho

Os “monstros” que criamos - Portal Vermelho

O Império da confusão - Portal Vermelho

O Império da confusão - Portal Vermelho

Santos e o papel da Branca de Neve no Reino dos 7 Anões - Portal Vermelho

Santos e o papel da Branca de Neve no Reino dos 7 Anões - Portal Vermelho

Maconha no futebol é doping? - Portal Vermelho

Maconha no futebol é doping? - Portal Vermelho

Futebol na Globo: nada a ver! - Portal Vermelho

Futebol na Globo: nada a ver! - Portal Vermelho

Falta gravíssima! - Portal Vermelho

Falta gravíssima! - Portal Vermelho

Kaká: programado para ser craque - Portal Vermelho

Kaká: programado para ser craque - Portal Vermelho

Ingressos mais caros? Para quem, ‘cara pálida’? - Portal Vermelho

Ingressos mais caros? Para quem, ‘cara pálida’? - Portal Vermelho

Liga dos Campeões: um bom motivo pra ficar doente - Portal Vermelho

PLiga dos Campeões: um bom motivo pra ficar doente/P - Portal Vermelho