quinta-feira, 31 de março de 2011

A "barriga" de Dinamite

O ex-craque e cada vez menos cartola, Roberto Dinamite, presidente do Vasco, deu uma senhora "barriga" em entrevista coletiva esta semana.

Anunciou que Juninho Pernambucano, ídolo da galera vascaína, estava voltando ao clube.

Depois deu um pequeno recuo, dizendo que estava tudo conversado, restando assinar o contrato.

Mas parece que não é bem assim.



Tá de sacanagem, Sr. Roberto?


Após o jogo contra o ABC de Natal, pela Copa do Brasil, o dirigente Rodrigo Caetano desmentiu o fato sem jogar o perdido presidente do Vasco na fogueira.

Afirmou que estão conversando e tal, mas o contrato de Juninho vai até junho com o Al Gharafa, do Qatar. Logo, por ora, não há nada.

Ou seja, é torcer pra dar tudo certo e o Juninho voltar mesmo. Se não, a batata do Dinamite vai assar lá na Colina!


Valeu,

Bruno Porpetta


P.S.: Em tempo, barriga é um termo usado entre jornalistas para designar uma notícia, digamos, inverídica.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Pra botar a boca no trombone: Fora Bolsonaro!

O Brasil, em especial o Rio de Janeiro, ainda elege este tipo de gente.

E elege porque ele não é o único que pensa assim.

Pelo contrário, ele representa um segmento da sociedade que se esconde no discurso do combate à criminalidade para combater, na verdade, a pobreza, os negros e o direito legítimo de cada cidadão de expressar sua sexualidade da forma que quiser.

Mas com a declaração dada ao programa CQC (vídeo abaixo), desrespeitando não só a Preta Gil e sua família, mas a todos os negros e negras do Brasil, além de incitar a violência contra homossexuais, temos uma arma para colocar um freio nas bobagens que o Sr. Jair Bolsonaro fala e incentiva.





Escreva um e-mail para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar cobrando uma atitude da Câmara dos Deputados a respeito da postura criminosa deste senhor.

Envie para cedpa@camara.gov.br sua mensagem. Não podemos deixar isso passar batido, denuncie!


Valeu,

Bruno Porpetta

segunda-feira, 28 de março de 2011

O dia que durou 21 anos

A partir de 4 de abril, a TV Brasil apresenta 'O Dia que durou 21 anos', nova série coproduzida pela emissora pública com a Pequi Filmes, com direção de Camilo Tavares.

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios de 26 minutos cada, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como Top Secret, serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares.

Não perca! Dias 4, 5 e 6 de abril, às 22h na TV Brasil!


Valeu,

Bruno Porpetta

Adriano, com atraso

A apresentação de Adriano ao Corinthians que, inicialmente, estava marcada para amanhã no mesmo horário da festa tricolor pela chegada de Luis Fabiano.

Foi adiada para o meio desta, ou da próxima, semana.

Prudente. Enquanto o sãopaulino chega com festa de 400 torcedores no aeroporto, a contratação corinthiana já teve até manifestação contrária na semana passada.

Dizem os maldosos que este já é o primeiro atraso de Adriano no novo clube.


Valeu,

Bruno Porpetta

domingo, 27 de março de 2011

O 100º gol do "dirigente" Rogério Ceni

Talvez tenha expressado, adjetivamente, minha opinião a respeito de Rogério Ceni em algumas ocasiões.

Em algum momento já devo tê-lo chamado de neoliberal. E acho isso mesmo de RC enquanto pessoa física legalmente cadastrada na Receita Federal.

Mas também acho RC um dos melhores goleiros do país. Não o melhor!

Faz parte de um seleto grupo de dois atletas que possuem um nível de identificação com sua torcida não visto há pelo menos duas décadas. Ele com o São Paulo e São Marcos com o Palmeiras.

Além de grande goleiro, é um exímio cobrador de faltas e penalidades máximas.

E hoje, na Arena Barueri, Rogério Ceni chega ao centésimo gol.

As circunstâncias do feito o tornam ainda mais louvável. Num clássico, contra o Corinthians, sendo o gol decisivo de uma vitória por 2 a1 que interrompe um tabu de 4 anos (11 jogos) sem derrotar o alvinegro de Parque São Jorge.

O feito de Rogério é similar ao milésimo gol de um jogador de linha. Disso não há dúvida!

Sendo assim, os holofotes da imprensa estavam todos voltados, merecidamente, para RC. E assim como Pelé, que dedicou seu milésimo gol às crianças, Rogério usou o palco para mandar seu recado. Entra aí, o "dirigente" Rogério Ceni!



O atleta Rogério Ceni fez o 100º gol, mas quem falou foi o "dirigente".


Não é novidade para ninguém que acompanha futebol que o destino de Rogério, ao término de sua carreira, será dirigente do São Paulo.

E sua declaração após o jogo de hoje é mais uma prova inconteste disso.

Rogério Ceni cutucou outros dirigentes sobre a polêmica discussão a respeito dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

Criticou a postura de alguns que, segundo ele, pensam "somente em si", ao invés de pensar no futebol como um todo.


Que os times grandes devem resguardar seus interesses, mas carregando também os pequenos consigo, para o bem do próprio futebol brasileiro.

Afirmou que o futebol não pode estar submetido ao poder de uma só pessoa, que "manda mais que o Presidente da República", numa referência direta ao Presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

E Rogério está coberto de razão!

Preservar os interesses de um clube grande não significa criar um abismo para os menores. E a negociação, em separado, dos maiores clubes do Brasil vem gerando tais disparidades.

Podemos nos tornar, a médio prazo, uma Inglaterra da vida.

Lá, a criação da Premier League em substituição à primeira divisão do Campeonato Inglês jogou os clubes das divisões inferiores na rua da amargura, e a concentração de capital vultuoso está nas mãos de, no máximo, quatro clubes.

Estes disputam as principais competições europeias, enquanto os demais rezam para conseguir uma vaguinha que seja na Liga Europa (a Sulamericana deles) para poder atrair algum recurso.

Para nós, brasileiros, isso seria o pior cenário possível.

Somos o único país que, desde o início do campeonato, partimos com 12 potenciais candidatos ao título, revezando-se entre si ano a ano. Times com grandes torcidas, distribuidos nos 4 estados mais tradicionais do nosso futebol, representando, em parte, a diversidade de nossa cultura futebolística.

Digo em parte porque a "introdução" do capitalismo no futebol relegou os clubes tradicionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste a uma condição secundária na partição do bolo de recursos que movimentam o futebol.

O grande problema da fala de Rogério está no próprio São Paulo.

Para reivindicar este discurso libertador do futebol das garras abusadas de quem o dirige é preciso ter coerência histórica para tal.

Não é exatamente o caso do São Paulo.

Quando foi conveniente defender a posição da CBF com relação ao título brasileiro de 87, o São Paulo rasgou sua própria assinatura à época. Sua postura foi tão "egoísta" quanto as que hoje Rogério critica.

Mas assim caminha o futebol brasileiro. Todo clube vê o seu, e o torcedor, ó...



Valeu,

Bruno Porpetta

Para o Majestoso de hoje

Texto do meu amigo Guilherme Flynn (sãopaulino) sobre a rivalidade entre São Paulo e Corinthians.





Depois deste, julguei desnecessário falar mais alguma coisa.

http://cumachama.wordpress.com/2011/03/25/sao-paulinos-e-corintianos/

Divirtam-se!


Valeu,

Bruno Porpetta

sexta-feira, 25 de março de 2011

Quando a burrice dá a tônica

Três fatos recentes me levam a crer que, no mundo do futebol, a burrice ainda persiste.



Ele anda meio boladão com tanta concorrência!


O primeiro, lá em Santos.

Ganso expressou seu desejo de sair do Santos.

Beleza, é direito do cara e ninguém tem nada a ver com isso. Ele, eu, você e todo mundo sabe que ele é um grande craque, que em breve ele será o principal jogador da nossa seleção.

Mas, convenhamos, ele ainda tem muito o que fazer por aqui.

Ganhou pelo Santos? Sim! Porém, um Paulista e uma Copa do Brasil ainda está muito aquém do que ele, junto a molecada do Santos, é capaz de conquistar.

Um Brasileiro, pelo menos, depois vai embora como herói! Se botar a terceira estrela na camisa do Santos então, vira Deus na Vila Famosa!

O segundo é, e continuará sendo, uma burrice.

O "Pofexô" Luxemburgo não quis Adriano.

Do que ele dispõe dentro do elenco na mesma posição? Wanderley? Deivid? É auto-explicativo.

O terceiro, parece piada.

Já que o Luxa não quis, o Corinthians levou. Diante do fato, a gente continua torcendo para que ele se recupere e mostre o que ele sabe.

Mas o fanfarrônico presidente do Corinthians marcou a apresentação do Imperador para a mesma data da chegada de Luis Fabiano ao São Paulo.

É uma estupidez do ponto de vista do marketing da contratação, além de uma prova cabal de que os dirigentes de futebol são absurdamente amadores.

Quem deve agir como torcedor é o próprio. Espera-se de um dirigente uma postura um pouco mais séria.

Claro que ninguém quer acabar com a sacanagem de um clube com outro. Até porque chama a atenção para os jogos ou campeonatos. Mas os dirigentes, tendo em vista que administram o patrimônio dos clubes, precisam cuidar melhor de suas responsabilidades.

Deixa para as arquibancadas o restante!

A propósito, a contratação de Luis Fabiano é cercada de muito menos dúvidas que a de Adriano.

Então, menos Sr. Andres Sanchez.


Valeu,

Bruno Porpetta

E o mar merece uma canção como essa...

De autoria de Frederico de Brito e Ferrer Trindade, originalmente gravada por Amália Rodrigues, em 1955, para o filme Os amantes do Tejo, em nova interpretação de Dulce Pontes, uma cantora maravilhosa da nova geração da música portuguesa.

Com vocês, Dulce Pontes em Canção do Mar.





Valeu,

Bruno Porpetta

Leonardo pode fazer história

O ex-lateral esquerdo vai muito bem como treinador da Internazionale de Milão.

Pegou o atual pentacampeão italiano e campeão da Liga dos Campeões numa draga de dar dó, após a demissão do espanhol Rafa Benitez.

Com praticamente o mesmo time da temporada passada, mas sem a estrela de José Mourinho, a Inter penava no Calcio, onde ocupava somente o sétimo lugar, e ia aos trancos e barrancos na LC.

Léo foi demitido de forma atabalhoada pelo dono do Milan, e até da própria Itália, Silvio Berlusconi. Passou um tempo afastado dos campos e foi convidado a assumir a Inter.

Assumiu para tentar um milagre: resgatar naquele time o espírito vencedor da temporada passada.

E conseguiu!




Não é esse não, mas o cara também é ninja!


Daí em diante foram vitórias sucessivas, uma recuperação heroica, e a volta às cabeças da tabela do campeonato italiano.

Isso para não falar da classificação dramática e histórica contra o Bayern de Munique, pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões, conquistada aos 42 minutos do segundo tempo com gol de Pandev.

Hoje a Inter ocupa a vice-liderança do Italiano, a dois pontos do Milan, e ambos se enfrentam no San Siro (ou Giuseppe Meazza, pode escolher) pela próxima rodada.

Leonardo pode ser o primeiro treinador brasileiro campeão italiano e, apesar de não ser favorito, também da Liga dos Campeões.

Não bastasse isso, também figura entre os mais bonitos.

Taí, quem sabe, ao invés de motorista de ônibus, meu sonho seja ser igual ao Leonardo.


Valeu,

Bruno Porpetta


Nota do Blog: Achou mesmo que eu ia colocar uma foto dele pra vocês se divertirem? (risos)

terça-feira, 22 de março de 2011

Aos grunges de plantão

Essa é pra quem gosta de rock'n roll. Principalmente a quem, como eu, é fã do movimento grunge surgido em Seattle no início da década de 90.

Eles voltaram, e podem estar no Rock in Rio! Vale a pena conferir a banda Soundgarden, cujo baterista Matt Cameron acumula as baquetas na própria banda e no Pearl Jam.

O vocalista Chris Cornell lançou três discos solo, emplacando uma música na trilha do filme Casino Royale, da saga de James Bond (chama-se You Know my Name), e outros três discos com o Audioslave, banda formada com os integrantes do Rage Against the Machine, e que pode ostentar em seu currículo um show em Havana, Cuba.

Curtam aí, do álbum Down on the Upside, a música Pretty Noose.





Valeu,

Bruno Porpetta

segunda-feira, 21 de março de 2011

Fair play é bom, mas não é regra

O fair play é o chamado jogo limpo.

Associa-se muitas vezes ao jogo sem faltas. A FIFA costuma premiar a seleção que leva menos cartões na Copa, mesmo que isso inclua algumas subjetividades que passam longe do "jogo limpo". Os entendimentos do árbitro, por exemplo, que podem ou não ser condescendentes com a violência.

Mas o conceito de jogo limpo vai muito além disso.

O respeito ao adversário não se restringe a não cometer faltas, até porque a falta é do jogo. Tá na regra, e como diria o Arnaldo: "A regra é clara!"

Há uma forma de jogar limpo que, às vezes, é contraproducente ao resultado.

E com a crescente busca pelo resultado, a despeito inclusive do próprio futebol bem jogado, esse tipo de demonstração de solidariedade se torna cada vez mais obsoleto.

No sábado, pelo Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund enfrentava, em casa, o Mainz, pela 27ª rodada.

O Borussia lidera a competição, com grande vantagem, construída, principalmente, na primeira metade do campeonato. Na segunda, vem colecionando alguns tropeços que, graças à gordura que tem para queimar, o mantém ainda folgado na primeira colocação. Ainda, é bom que se diga.

A ameaça vem de Leverkusen, onde o Bayer, apesar do nome, vem dando dor de cabeça.

Vem ganhando jogos e encostando, a diferença caiu neste final de semana para 7 pontos, restando 7 rodadas, e segundo Renato Augusto, que vem jogando muito no Bayer, ainda dá.

O Borussia vencia o Mainz por 1 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo.

Um encontro de bolas - a do jogo com as do zagueiro do Borussia - definiu tudo.

O chute acertou o zagueiro, comprometendo sua capacidade reprodutiva, e o deixou caído. Permaneceu ali, deitado no chão, sentindo dores na entrada da grande área.

O Mainz, por sua vez, não interrompeu a jogada. Abriu o jogo pela direita, de onde partiu o cruzamento que, escorado de cabeça, encontrou o pé direito de Sliskovic, que encontrou as redes.

Houve protestos generalizados por parte do Borussia. Desde o treinador, aplaudindo o time do Mainz pela falta de fair play, até a torcida, que até o final do jogo atirou objetos dos mais variados no gramado.

Entre homens, é consenso que uma pancada naquela área dói...e como dói.

Seria gentil da parte do Mainz tocar a bola pela lateral, para que depois o Borussia a devolvesse.

Mas gentileza não está na regra do futebol, e dentro destas regras, a conduta do Mainz não está equivocada.

Esta é somente uma súplica de quem insiste em sonhar com uma sociedade mais tolerante, igual, respeitosa e solidária. Mas isso não é regra, é exceção!

Quanto às reclamações do Borussia, cabe transcrever dois ítens da Regra nº 5 do futebol, que diz respeito ao árbitro:

- Interromperá o jogo, se julgar que algum jogador tenha sofrido uma lesão grave e se encarregará de que o mesmo seja transportado para fora do campo de jogo;

- Permitirá que o jogo continue até que a bola esteja fora de jogo, se julgar que um jogador esteja só levemente contundido;


Aí, é a tal da interpretação, e cada um tem a sua. Inclusive o Borussia.


Valeu,

Bruno Porpetta

domingo, 20 de março de 2011

Obama dá azar

Foi só a Presidenta do Flamengo pagar um mico ridículo, entregando a camisa do Flamengo ao Presidente dos EUA - Barack Obama - passando pelo cordão dos seguranças, e o time amargou seu primeiro tropeço diante de um clube pequeno no Carioca.



Flamengo e Obama não combinam


É pra aprender!


Valeu,

Bruno Porpetta

sábado, 19 de março de 2011

Pela liberdade dos camaradas presos!

Pra quem não tá sabendo, 13 militantes em manifestação contra a visita de Obama foram presos arbitrariamente na sexta-feira.

Foram acusados de atirar um coquetel molotov que feriu um funcionário do Consulado estadunidense no Rio.

Sem prova alguma, sem nada!

Abaixo vem o link de um abaixo-assinado que exige a libertação imediata dos militantes.

Apesar de colocarem o nome do PSTU até no link da petição, vale a pena assinar.


http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=PSTU


Valeu,

Bruno Porpetta

O efeito Obama

De uma moradora da Cidade de Deus:

- "O Obama devia vir toda semana aqui, nunca vi tudo tão limpinho..."


Valeu,

Bruno Porpetta

sexta-feira, 18 de março de 2011

Sorriso Amarelinho

Obama desistiu de discursar na Cinelândia! Prefere discursar para um público menor, dentro do Teatro Municipal, conforme informou Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

Apesar da justificativa oficial ser o aumento das tensões na Líbia, provavelmente quis evitar o mesmo na própria Cinelândia.

O Alcaide Eduardo Paes disse: "Pelo menos, não entro para a história da cidade como o prefeito que fechou o Amarelinho".

Amarelinho ficou seu sorriso, Sr. Alcaide!

Já dizia Paulo Cesar Pinheiro, em Pesadelo: "Que medo você tem de nós!"


Valeu,

Bruno Porpetta

quinta-feira, 17 de março de 2011

Agora, a palhaçada é na Cinelândia

O vídeo abaixo traz uma música dos Paralamas. Uma "homenagem" aos Anões do Orçamento, o escândalo de plantão do governo Itamar.

Há um trecho da música que diz: "Se essa palhaçada fosse na Cinelândia/Ia sobrar muita gente pra pegar na saída/Fazer justiça uma vez na vida..."

Apesar de tratar da corrupção no Congresso brasileiro, julguei o trecho acima adequado ao momento.

O Presidente estadunidense Barack Obama discursará no domingo, às 15hs, na Cinelândia, no Centro do Rio.

Em um período onde os Estados Unidos tem sua política externa enfraquecida com a queda dos regimes autoritários do Oriente Médio que lhes davam sustentação, visitar os amigos sempre é prudente.

E o Brasil está na lista dos países amigos dos EUA!

Amigo das guerras criminosas contra o Iraque e o Afeganistão, amigo do embargo econômico que estrangula a economia cubana, amigo da prisão de Guantánamo e suas atrocidades contra os direitos humanos, amigo das restrições comerciais impostas contra os próprios produtos agrícolas brasileiros.

Ou seja, inimigo de si próprio!

E agora nos chamam para aplaudir o "amigo" Obama.





Como diz o título do post, a palhaçada é na Cinelândia.

Vamos juntar muita gente pra pegar na saída, fazer justiça uma vez na vida.

Compareçam! Vamos dar uma grande vaia ao projeto de dominação estadunidense contra os povos de todo o mundo!

Domingo, todos à Cinelândia!

Continuamos resistindo!


Valeu,

Bruno Porpetta

Só uma passadinha...

Como a bola rolou, vamos dar um pitaquinho no que aconteceu.



Os grandes vem sem freio pelo planeta bola


Na Europa, a Inter de Milão passou pelo Bayern de Munique. No finalzinho, Pandev decretou o placar de 3 a 2, com uma atuação magnífica de Eto'o (imaginem se fosse o Obina).

Leonardo consegue uma proeza atrás da outra. Depois de resgatar o time das profundezas da tabela, coloca a Inter nas quartas da Liga dos Campeões. Embora não seja a grande favorita - está atrás de pelo menos três times - vai chegando e tem camisa. Bora ver qual é!

Pela Libertadores, o Santos vai pagando pela faixa do padeiro. Demitiu Adilson, vai com um interino e não vence. Perdeu agora para o Colo Colo, e precisa reverter uma situação muito difícil.

Muricy vem por aí? Não acho que altere muita coisa para o pouco que resta na primeira fase. E além do mais, cadê o tal DNA do Santos, dito pelo presidente do clube?

Já o Cruzeiro, é só goleada! Hoje enfiou meia dúzia no Tolima (aquele mesmo que tirou uma onda do Corinthians) e tá quase garantido na próxima fase.

Na Copa do Brasil, Palmeiras e Flamengo fizeram o que devia ser feito. Eliminaram o jogo de volta e avançaram na competição.

terça-feira, 15 de março de 2011

Futebol Filosofal

Vai um vídeo extraído do Monty Python, uma clássica partida de futebol entre filósofos gregos e alemães.

Fantástico!





Valeu,

Bruno Porpetta

domingo, 13 de março de 2011

Desde 40 minutos antes do nada...

Hoje é dia de Fla x Flu!

Não existe em todo o planeta uma rivalidade tão umbilical.

O futebol do Clube de Regatas do Flamengo partiu de uma cisão no time do Fluminense Football Club, em 1911, liderada por Alberto Borgerth.

No primeiro confronto, vitória do Fluminense. O tricolor marcou o primeiro com E. Calvert a um minuto de jogo, e venceu a partida por 3 a 2, em 07 de julho de 1912.

Daí por diante, o clássico se tornou o mais charmoso do Brasil.

Com uma história recheada de imprevisibilidades, ganhou de Nelson Rodrigues um personagem decisivo: o Sobrenatural de Almeida.

O Flamengo é o maior vencedor da história do clássico (134 a 121), mas o Fluminense venceu mais decisões (7 a 3).

São elementos de uma rivalidade que faz as torcidas respirarem o clássico por toda a semana que o antecede, e pela semana seguinte. A depender do jogo, por toda a vida.




Nos Fla X Flus, é o Ai, Jesus!


São elementos de uma rivalidade que faz as torcidas respirarem o clássico por toda a semana que o antecede, e pela semana seguinte. A depender do jogo, por toda a vida.

A goleada no retorno de Zico aos gramados, o gol de Assis, a barriga de Renato Gaúcho, são alguns dos ingredientes que tornaram o Fla X Flu uma lenda.

O mesmo Nelson disse que a rivalidade entre Flamengo e Fluminense começou "40 minutos antes do nada", e mesmo após o fim do mundo ela não tem data para acabar.






Que seja assim, sempre!


Valeu,

Bruno Porpetta

sábado, 12 de março de 2011

O retorno do gênio

Hoje, às 18:30h, no solo sagrado da Vila Belmiro, retornará aos gramados aquele que, na minha opinião, ainda será reverenciado como o grande gênio do futebol brasileiro da era moderna.



Ele joga em pé, observando o jogo


Paulo Henrique Ganso estará no banco de reservas contra o Botafogo de Ribeirão Preto e é bem provável que jogue no segundo tempo.

É com alegria que os amantes do bom futebol recebem esta notícia.

Ganso joga o fino da bola. Vê o jogo como poucos no mundo todo, e chega a lembrar Zidane com a bola nos pés.

Junto com Neymar, pode comandar uma guinada na atual má fase do Peixe e reconduzí-lo a condição de favorito à Libertadores.

Conforme já dito no post anterior, esse Brasileirão promete!


Valeu,

Bruno Porpetta

São Paulo mandou muito bem!

O São Paulo anunciou o retorno de Luis Fabiano, o Fabuloso.

No que se refere às quatro linhas, é a melhor contratação do ano.

A menos arriscada, pois o Fabuloso ainda tem muita lenha pra queimar no futebol e era querido em Sevilha. E cai como uma luva para as necessidades do Tricolor do Morumbi.



Fabuloso de volta ao Tricolor


O São Paulo ainda não tinha um
centroavante de ofício, aquele que recebe a bola, ajeita e fuzila o barbante.

Paulo César Carpegiani agradece e a torcida sãopaulina tem muito a comemorar!

Seja bem vindo, Fabuloso! O Brasileirão este ano promete.


Valeu,

Bruno Porpetta

Pesadelo

Parceria de Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós, pra afirmar que não existe nada mais caro ao homem que sua liberdade.

Grato ao amigo Buchecha, ou Bil-Rait para os íntimos, pela indicação.




Um último comentário: rola uma imagem desnecessária de Heloísa Helena no final do vídeo. Favor desconsiderar.


Valeu,

Bruno Porpetta

quinta-feira, 10 de março de 2011

Adriano: por que sim?

Adriano chegou ao Brasil.

Mais uma vez saindo pela porta dos fundos do futebol europeu, o Imperador Adriano retorna falando em ser novamente feliz jogando futebol, próximo à família e aos amigos.

É um grande jogador, isso é inegável. Alia habilidade, boa técnica, força física, poder de finalização e capacidade de criação. Marcá-lo é uma tarefa inglória para qualquer zagueiro.

Segurar Adriano em campo é difícil, fora dele é mais ainda.



O Imperador está de volta. Pra jogar?


Sempre às voltas com cervejas, traficantes, modelos, delegacias de polícia e Operações Lei Seca. Suas andanças na comunidade de Vila Cruzeiro, onde nasceu e cresceu, são sempre cercadas de confusão.

Na nova ordem do futebol, não tem espaço para o Adriano.

Hoje os clubes são "marcas", estão na pista pra negócio e, muitas vezes, só pra negócio. E nada mais prejudicial à marca que um de seus "produtos" envolvidos frequentemente em escândalos.

Afora a mercantilização do futebol, que é uma realidade e é dentro desse processo que os clubes tem obrigação de pensar suas ações, pensemos nós, cá com nossos botões.

Nós, torcedores, que pagamos por todas as ações de marketing dos clubes e, além disso, amamos os mesmos, e elegemos como ídolos àqueles que, além de mostrarem no campo motivos para isso, se identificam com o clube, com a torcida.

Este é o caso de Adriano com o Flamengo.

Quer melhor estratégia de marketing para um clube que lida com paixões, muito maiores que o consumo, do que gols e títulos?

Tudo bem! É uma contratação de risco. O Adriano de 2009 foi muito bem, o de 2010 não!

Mas o Adriano de 2011 não pode ter as mesmas prerrogativas contratuais que tinha antes.

Tratá-lo como um jogador comum, que se não desempenhar seu melhor futebol em campo sentará no banco como qualquer outro, pode ser um passo para fazê-lo entender que o futebol profissional, a torcida e a imprensa exigem isso dele.

Além de não ficar dando mole pra jornal que gosta de dividir a cidade entre mocinhos do Leblon e bandidos do Alemão.

O restante, é problema dele!


Valeu,

Bruno Porpetta

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta-feira de cinzas

Após o ardor carnavalesco, retornamos!

Vamos mexer nas cinzas do que se passou no futebol durante o Carnaval.

Na primeira rodada da Taça Rio, o destaque é o Vasco.



Este ano, o Vasco não pulou carnaval


Goleou de novo? Não!

Tal como o início da Taça Guanabara, estreou com derrota. Desta vez para o Macaé, por 3 a 1, com direito a golaço macaense no final.

Os demais grandes venceram seus jogos e puderam pular carnaval em paz.

Mas destaque mesmo, é o melhor do mundo!

O Barça passou pelo Arsenal, com mais um show de Messi. Mais um golaço de Messi.

Tá ficando repetitivo, mas eu quero é mais que se repita um milhão de vezes!

O cara joga demais e o time é, sem nenhum medo de errar, o melhor do mundo.

E joga pra frente!

Viram como é possível?


Valeu,

Bruno Porpetta

sexta-feira, 4 de março de 2011

Breve recesso

Car@s amig@s,

Este blogueiro entrará em recesso no período de carnaval.

Compreensível, né?

Valeu,

Bruno Porpetta

quinta-feira, 3 de março de 2011

A lista de Mano

Saiu a convocação da seleção para o amistoso contra a Escócia, no dia 27 de março, no Emirates Stadium, em Londres.

Das novidades, gostei da convocação do Lucas (São Paulo) e do Henrique (Cruzeiro). Sobre o Jonas, sinceramente, não entendi.

Porque ele foi artilheiro do último Brasileirão? Não me convence.

Também o foram Souza e Dimba, e esses entrariam na seleção da Namíbia.

Sobre os retornos de Maicon, Lúcio e Elano, gosto dos três.

O Maicon entra na minha seleção até 2014, se estiver bem até lá. Aliás, a lateral-direita é a posição mais bem resolvida da seleção. Ele e Daniel Alves parecem ter muita lenha pra queimar ainda, e são os melhores no setor.

Lúcio é uma boa alternativa. Caso David Luis não engrene, o capitão da última Copa pode dar o toque de qualidade e experiência necessários pra mantermos o nível da zaga verde e amarela. Nem falo do Thiago Silva, pois este, até o momento, é insubstituível.

Já o Elano é o que terá mais problemas. Na posição tem muita gente boa, mais jovem e em ótima fase. Mas na cabeça de Mano Menezes, pode pesar a experiência do meiocampista alvinegro da Vila Belmiro.

Fazendo um rápido balanço da seleção de Mano, apesar das derrotas recentes para Argentina e França, tenho gostado dos critérios nas convocações. Tem sabido valorizar o momento de cada jogador, mesclando a renovação necessária para 2014 com a experiência trazida de 2010.

Sobre Ronaldinho, ainda tem que comer mais grama pra voltar. Mas chance ele tem!

Valeu,

Bruno Porpetta

Feliz Natal, Nação Rubronegra!!!

Hoje é dia 03 de março!

Se para alguns, hoje não passa de uma quinta-feira fria e cinzenta às vésperas do Carnaval, para toda uma nação é Natal!

Arthur Antunes Coimbra, o Zico, completa hoje 58 anos.

É muito difícil explicar em palavras o que representa Zico no imaginário de um torcedor do Flamengo. Por isso, a insígnia de Deus resume bem tudo.

Acha exagero? Pois não é!

Para um povo - esse povo chamado Flamengo - maior que o povo francês, por exemplo, sua religião é o Flamengo, seu templo de adoração é o Maracanã e seu Deus é Zico!

E se mesmo assim você continua achando exagero, saiba que a Nação é assim mesmo. Exageradamente apaixonada pelo seu manto, que para ela é mais do que sagrado.

Se ainda não se convenceu, veja o vídeo abaixo e entenda um pouco mais o porque de tanta devoção.





Se mesmo depois de tudo isso, não compreendeu, então, meu amigo, você não tem coração!

E pra não ficar de palhaçadinha, vou logo avisando: tenho um orgulho danado em fazer parte desta Nação!

E tenho dito!

Parabéns, Galinho!

E muito obrigado por tudo!

Valeu,

Bruno Porpetta

Dando um rolé pela América

Santos, Fluminense e Cruzeiro jogaram ontem pela Libertadores. E em situações bem diferentes.

O Santos fez sua segunda partida, e empatou pela segunda vez. Primeiro, com o fraco Deportivo Tachira, na Venezuela, em 0 a 0. E ontem com o Cerro Porteño, do Paraguai, em 1 a 1 em plena Vila Belmiro. Resumindo, não adiantou nada demitir Adilson Batista.

Jogou com três atacantes, conforme o pedido da torcida, mas Zé Love - que era uma das exigências do padeiro - não foi bem, tal como o resto do time.



É melhor demitir o padeiro!!!


O Fluminense também empatou as duas primeiras partidas, só que as duas em casa. Jogou ontem na altitude da Cidade do México, contra o traumático (para mim, pelo menos) América.

Fez sua melhor partida na competição, mas perdeu. E agora se complicou de vez!



Os "guerreiros" perderam mais uma batalha, mas não a guerra.


Chega, no máximo, a 11 pontos no grupo. Vamos supor que ganhe as três partidas restantes - sendo duas fora de casa - e se classifique.

Se for o primeiro do grupo, certamente estará entre os piores primeiros, e levará desvantagem em vários dos possíveis confrontos a partir das quartas-de-final. Mas para isso, somente uma combinação maluca de resultados.

No caso de ser o segundo, dificilmente o será com 11 pontos. Poderá ser com nove, obtendo duas vitórias e um empate, e aí, muito provavelmente, estará entre os piores segundos colocados.

Neste caso, só pega pedreira e decide tudo fora de casa. Ou seja, o tricolor das Laranjeiras tem bons motivos para se preocupar.

Já o Cruzeiro, escapou da primeira derrota. Graças ao goleiro Fábio (ou graças a Deus, segundo o próprio), que pegou um pênalti, arrancou um 0 a 0 contra o Deportes Tolima, na Colômbia.

Mas está bem! Tem sete pontos, é líder do seu grupo e vem aproveitando bem o fator casa. Deve se classificar com tranquilidade.



Fábio: cheio de moral


Hoje é a vez do Grêmio jogar em casa, contra o León de Huánuco, do Peru. É pra dar palpite?


Valeu,

Bruno Porpetta